McDonald’s e KFC usam celular para atrair clientes na China
São Paulo - O
McDonald’s e o KFC estão explorando opções digitais de pedidos e de
pagamentos na tentativa de recuperar os clientes perdidos no último ano,
por conta de escândalos sobre a qualidade da carne e consequentes
quedas nas vendas.
As redes de fast food
tradicionais também estão perdendo espaço para locais mais descolados e
mais atrativos aos jovens. Então, para chamar a atenção dos chineses,
as duas empresas estão investindo em serviços digitais e pagamento pelo
smartphone.
KFC
A Yum! Brands, dona do KFC, anunciou que firmou uma parceria com o Alibaba para lançar um serviço de pagamento pelo celular, através do Alipay.
O
sistema de pagamento do maior grupo de comércio eletrônico da China já
está disponível em 700 das mais de 4.500 lojas do KFC no país asiático e
deve se estender ao restante ainda esse ano.
A companhia também disponibilizou wi-fi em 2.220 lojas e incluiu seu menu em um aplicativo.
McDonald’s
De acordo com o Wall Street Journal, o McDonald’s irá começar um projeto piloto este trimestre, para aceitar pedidos e pagamentos por plataformas mobile.
Um
porta-voz afirmou ao veículo americano que, “dado que os consumidores
chineses são bastante digitais, agora estamos nos preparando” para
atender às suas demandas.
Além
disso, a rede de fast food abriu dois quiosques digitais para que o
cliente monte o seu próprio hambúrguer. A inovação atraiu, ao menos, a
curiosidade dos consumidores. A demanda pelos sanduíches padronizados
foi cinco vezes maior do que a companhia esperava, afirmou o Wall Street
Journal.
No ano passado, a rede americana sofreu um baque no continente asiático. Após 11 anos de resultados positivos, a rede registrou prejuízo no Japão.
A
fábrica Husi Food, da China, teria misturado carne de frango estragada à
carne fresca vendida ao McDonald's do Japão. A crise veio à tona em
julho, quando a filial japonesa da rede de fast food chegou a suspender a
importação e a venda de frango e derivados de origem chinesa.
A rede recebeu ainda outras denúncias,
como de pedaços de plástico de até 3 centímetros achados em nuggets.
Uma criança também se feriu com um pedaço de plástico dentro de um
sorvete. Em agosto do ano passado, um cliente encontrou um dente em uma
porção de batatas fritas. A carne era processada em uma fábrica na
Tailândia.
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