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“Não é justo”
Todos sabem que a vida não é justa e reclamar sobre isso faz com que você pareçaimaturo e ingênuo. Quando for fazer uma reclamação, atenha-se aos fatos e deixe suainterpretação fora da conversa. -
“Não é minha culpa”
Nunca é uma boa ideia delegar a culpa a outra pessoa. Se você teve qualquer participação –não importa quão pequena seja – no que deu errado, assuma. Caso contrário, ofereça umaexplicação objetiva do que aconteceu. Seja factual e deixe que seu chefe e colegas tirem suaspróprias conclusões. Apontar o dedo mostra que você não se responsabiliza por suas ações,o que leva as pessoas a evitarem trabalhar com você. -
“Ele é preguiçoso / incompetente / um idiota”
Não há um lado bom em falar mal de um colega. Se suas observações são reais, todosjá sabem. Sempre haverá pessoas mal-educadas e incompetentes no local de trabalhoe, provavelmente, todo mundo sabe quem elas são. Se você não tem o poder de ajudá-lasa melhorar ou demiti-las, não tem nada a ganhar falando mal delas. -
“Eu acho... / Essa pode ser uma ideia boba... / Vou fazer uma pergunta idiota”
Essas frases passivas destroem a
credibilidade de qualquer pessoa. Mesmo que sejam seguidas de uma ótima
ideia, elas sugerem falta de confiança, o que faz com que duvidem de
você. Não seja seu próprio crítico. Se você mesmo não confia no que diz,
ninguém mais vai confiar.
“Não posso”
Pessoas ouvem “não farei” quando você diz
“não posso” – essa expressão mostra que você não está disposto a fazer o
que é necessário para o trabalho. Se você realmente não pode fazer algo
por falta de recursos, ofereça uma solução alternativa.
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“Sem problemas”
Quando alguém pede um favor ou agradece por um, dizer “sem problemas” implica queo pedido teria sido um problema. Isso faz com que as pessoas sintam que lhe impuseramuma tarefa. Em vez disso, diga algo como “o prazer foi meu” ou “ficarei feliz em ajudar”.“Sempre foi feito assim”
A tecnologia evolui tão rápido que até um processador lançado há seis meses pode estarultrapassado. Essa frase não apenas dá a impressão de que você é preguiçoso e resistenteà mudança, mas faz seu chefe se perguntar por que você não tentou melhorar as coisas.“Só vai levar um minuto”
Dizer que algo só leva um minuto diminui suas habilidades e dá a impressão de que vocêfaz suas tarefas com pressa. A não ser que você vá realmente terminar a atividade em 60segundos, sinta-se livre para dizer que não vai demorar muito, mas não dê a impressão deque vai dedicar menos tempo do que seria necessário para cumpri-la.“Isso não está na descrição da minha vaga”
Essa frase sarcástica faz parecer que você está apenas disposto a fazer o mínimo exigidopara continuar recebendo seu salário, o que é ruim se você quer manter seu emprego. Seseu chefe pede para você fazer algo que você sente que é inapropriado para sua posição,o melhor é simplesmente fazer. Depois marque uma conversa com ele para discutir suaposição na companhia.“Vou tentar”
Assim como palavra “pensar”, “tentar” sugere falta de confiança em suas habilidades.Assuma suas capacidade e se comprometa a realizar suas tarefas ou ofereça umaalternativa. Nunca diga que vai tentar, pois faz parecer que você não vai se dedicarao máximo.“Odeio esse emprego”
A última coisa que qualquer pessoa quer ouvir no escritório é um colega reclamando doquanto odeia seu emprego. Essa pessoa será taxada de negativa e esse comportamentodiminui a moral do grupo.