Tipo de carro e de solo influenciam na escolha do pneu
Para escolher o
pneu ideal, é preciso considerar dois aspectos: o carro que você tem e o
uso que vai fazer dele. Se você é tipicamente urbano, dono de um
veículo de passeio, não são muitas as opções. Leandro Vanni, engenheiro
de serviços da DPaschoal, indica que, nesses casos, o melhor é atentar
para outros fatores, como medidas compatíveis, indicadas pela montadora,
e índices de carga e velocidade do pneu, para não correr riscos de
perder em desempenho.
Gerente
geral de engenharia de vendas da Bridgestone, José Carlos Quadrelli
indica que, comumente, carros de pequeno porte vêm com pneus Standard,
com símbolo de velocidade T-190 km/h. Ele aponta, ainda, que alguns
sedãs, dependendo do modelo, podem sair de fábrica com pneus da
categoria High Performance (HP), com símbolo de velocidade H-210 km/h,
que oferecem maior dirigibilidade e respostas mais rápidas.
Agora,
para quem possui veículos de grande porte, como caminhonetes,
utilitários e picapes, as opções aumentam. Os Highway Terrain (H/T)
devem ser utilizados por quem anda predominantemente em piso pavimentado
- uma média de 70% em pavimento e 30% off road. Quadrelli destaca que
essa categoria conta com desenhos que privilegiam o conforto e geram
menos ruído.
Para os
motoristas versáteis, que dividem as rotas entre o asfalto e terrenos
inconsistentes, os modelos All Terrain (A/T), ou mistos, são os ideais.
Eles têm desenhos mais agressivos que garantem uma tração melhor em
estradas de chão, por exemplo, e compostos mais resistentes. Com eles,
indica Vanni, é possível encarar trilhas de média complexidade.
Já
o tipo Max Traction (M/T) é para quem é 100% off road. Os pneus
apresentam desenhos ainda mais agressivos, são mais resistentes e contam
com maior tração. Eles não são recomendados para rodar no asfalto: o
nível de ruído é maior, há menos aderência ao pavimento e maior desgaste
da borracha. O engenheiro da DPaschoal lembra: a única coisa que não
muda com o tipo de pneu são os cuidados. Para que eles tenham uma vida
útil maior, é necessário estar com alinhamento, balanceamento e
calibragem sempre em dia.
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