Milionário que começou com 12 reais
David Portes, cortador de cana
de Campos de Goytacazes (RJ), decidiu se mudar para a cidade do Rio de
Janeiro em busca de oportunidades. Ele conseguiu um emprego como
motorista e uma casa na Rocinha. Mas, após ser demitido, perdeu a
moradia e teve de tomar uma decisão que definiria sua trajetória como empreendedor.
O
então morador de rua pegou os 12 reais que tinha (na época, o valor era
em cruzados) e, em vez de comprar o remédio para dor que sua esposa
grávida esperava, adquiriu doces para revender. Com a operação, ele
conseguiu cerca de 24 reais, o dobro do que tinha inicialmente. Após
destinar uma parte do valor para comprar o remédio (e um lanche), Portes
continuou com a tática.
Assim,
vender se tornou o negócio do empreendedor, que montou sua própria
banca de doces. Ele só passou a prestar mais atenção no marketing quando
começou a perder a clientela. Uma estratégia foi abrir vários
departamentos dentro do negócio, como "Térreo" e "Mezanino EngorDiet"
(veja na foto acima).
Diante
de outras ideias do mesmo tipo, o empreendedor começou a ser procurado
por diversas empresas e executivos para ministrar palestras. "Eu percebi
que o empreendedorismo era chave para que eu pudesse mudar de vida.
Hoje, eu sou uma espécie de investidor-anjo", conta.
Portes
é palestrante e comanda as empresas Talk About (de palestras
corporativas), a Agência D!Marketing, a AD POP e a Investcomm
(aceleradora de investimentos). Apenas palestrando, Portes fatura 70 mil
reais mensais.
Nesta quinta-feira (16), o empreendedor irá lançar seu novo livro, chamado "O Segredo do Sucesso: 60 dicas do homem que transformou 12 reais em milhões". Veja algumas delas:
1. Arrisque
A decisão de
Portes em gastar suas últimas economias para revender doces mostra que
arriscar faz parte da trajetória de um empreendedor. "Milhares de
pessoas estão pensando na mesma ideia que você. Enquanto você fica com
medo, elas podem criar o negócio. Quem corre na frente bebe água limpa, e
quem não corre fica sem nada para beber", diz.
2. Monte o negócio perto do seu público-alvo
Antes de abrir uma empresa, é preciso conhecer muito bem as características do seu ponto comercial,
incluindo o perfil dos moradores da região. "Não abra uma
concessionária de luxo em Paraisópolis, mas sim na Barra da Tijuca",
exemplifica Portes. Segundo o empreendedor, esse é um exercício de
paciência e de planejamento.
3. Guarde uma parte do que você ganha
Portes
conta que dividia o dinheiro que ganhava com sua banca em três partes: a
primeira parte era destinada a comprar o produto; a segunda era para
gastos pessoais; e a terceira era guardada.
"Não
saia gastando o dinheiro que sobra. Guarde para saber que, no futuro,
terá capital para introduzir outros produtos e, assim, ter um ganho
maior", recomenda. "As pessoas acham que estão ganhando muito dinheiro
no primeiro ano e gastam tudo. Depois, não têm capital de giro e a
empresa quebra".
4. Surpreenda o cliente
Um
bom atendimento é fundamental, já que um cliente encantado se torna um
vendedor do seu negócio, conta Portes. "A única linguagem universal é o
sorriso: abre todas as portas e, também, as carteiras", brinca o
empreendedor. Tenha bom humor e dê brindes, mas como cortesia e não como
bajulação.
Falando no tema,
Portes também recomenda dar apenas o que o cliente pediu, sem tentar
empurrar outra venda ou, pior ainda, tentar vender sem cumprir a entrega
que já havia sido prometida.
5. Seja honesto e transparente
Quem
vende também precisa ser honesto e transparente com seu consumidor.
"Deus perdoa, mas o cliente não. Se você fizer um marketing negativo, é
como uma gota de veneno em um balde com água: acaba contaminando todas
as partes do negócio", diz Portes.
Uma
atitude ruim é agravada com a internet. "As informações podem tanto
empurrar o empreendedor para cima quanto para baixo. Se ele faz algo
errado e não é transparente nem honesto quanto a isso, a velocidade da
internet quebra seu negócio".
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