terça-feira, 26 de abril de 2016

Conheça a próstata


Anatomia da próstataFoto: divulgação
divulgação
A próstata têm sido um dos principais tópicos na saúde do homem por décadas. Talvez por isso, também é motivo de piadinhas entre amigos há muitos e muitos anos. Apesar de ser um pequeno órgão, cujo tamanho é de aproximadamente de uma uva grande, ela é sede comum de problemas e pouca gente tem alguma idéia pra que ela serve de verdade.

Preocupado com a próstata? Então, está na hora de você se familiarizar um pouco mais com esta glândula que pode ser causa freqüente de incômodos, seja por um aumento benigno (em 50% dos homens acima de 50 anos), ou seja por ser o local onde cresce o segundo câncer que mais mata entre os homens do nosso país.
A posição dela é a seguinte: ela fica entre a bexiga e o pênis, logo em frente do reto (intestino, por onde é possível examiná-la) e fica ao redor do início da uretra (canal por onde saí a urina e a ejaculação).
Desde antes do nascimento, a próstata sofre ação de hormônios, em especial de um derivado da testosterona, a dihidrotestosterona (importante como alvo de medicamentos para controle das suas doenças).
A função principal da próstata, como parte do sistema reprodutor masculino, é produzir cerca de 30% do volume final do líquido seminal ejaculado (outros 60% são produzidos pelas vesículas seminais, onde o fluido também é armazenado e os 10% restantes vem dos testículos com os espermotozóides). Este líquido leitoso neutraliza a acidez da uretra e fornece um meio apropriado para os espermatozóides se movimentarem rumo ao seu destino.
A próstata também é responsável pela produção de algumas substâncias. A principal delas é o PSA... Não se esqueça deste nome, porque o PSA (sigla em inglês de antígeno prostático específico) revolucionou o tratamento das doenças prostáticas e certamente vamos falar muito mais do PSA por aqui.
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é dito que 1 a cada 6 homens apresentará câncer de próstata, uma doença altamente tratável em fases inicias.
Apesar dessas estatísticas incômodas, existe muita coisa que você pode fazer para se ajudar a se manter afastado das complicações da próstata, como por exemplo, check-ups periódicos e uma dieta pobre em gordura animal.
Brevemente, estaremos aprofundando estes e outros assuntos. Sinta-se livre para esclarecer suas dúvidas e contribuir para o blog.
Postado por Flávio Lobo Heldwein, Florianópolis, SC às 03h56

Nenhum comentário:

Postar um comentário