Ainda não há
muitas cidades com legislação específica para montar um food truck. Para
orientar os futuros empreendedores, o Sebrae lançou uma cartilha com
informações específicas sobre o negócio de comida sobre rodas. A
publicação, que pode ser acessada gratuitamente na página do Sebrae,
aborda a história dos food trucks, o modelo de negócio, a regulamentação
do segmento e a relação entre ambulantes e restaurantes.
A
cartilha Food Truck: modelo de negócio e regulamentação é focada em
três eixos. No primeiro item, modelo de negócio, são abordados os
principais modelos de operação (se a comida é feita toda no truck ou
apenas vendida nele) e os tipos de licenças exigidas. O segundo pilar
trata de gestão e mercado: como planejar o negócio - e mantê-lo -, além
da adoção de boas práticas de gestão e marketing. No terceiro eixo, a
publicação traz informações sobre a relação entre os ambulantes e
restaurantes, de modo que os espaços sejam utilizados por todos, sem
prejuízo para nenhuma das partes envolvidas.
Segundo
o Sebrae, trabalhadores da atividade de venda de comida de rua já
representam 2% da população. O investimento varia entre R$ 50 mil e até
R$ 200 mil, dependendo do veículo escolhido e do tipo de equipamento
necessário para a montagem da cozinha. Conforme o Sebrae, no
planejamento, o empresário deve levar em consideração qual o tipo de
alimento que vai comercializar, avaliar quais os equipamentos
necessários e adequar o veículo - além de investir em divulgação.
Para
dar início ao negócio, é preciso constituir empresa - o modelo vai
depender do faturamento esperado - e obter concessões da prefeitura e da
vigilância sanitária.
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