Os dermatologistas são enérgicos em recomendar o protetor solar, e eles não estão errados.
O uso do protetor solar é muito importante, pois ele previne o surgimento de rugas e linhas de expressão, evitando o envelhecimento precoce da pele do rosto. © Foto: Shutterstock O uso do protetor solar é muito importante, pois ele previne o surgimento de rugas e linhas de expressão, evitando o envelhecimento precoce da pele do rosto.
Aplique pela manhã e reaplique na hora do almoço, mesmo em dias nublados ou chuvosos. Os cuidados devem ser mais intensos em dias de grande exposição solar, como na praia ou na prática de esportes ao ar livre.

Protetor solar para a face

De forma geral, você pode usar o mesmo protetor para o rosto e para o corpo. No entanto, os filtros solares para o corpo tendem a ser mais densos e oleosos que os desenvolvidos especialmente para a face. Além disso, os produtos específicos para o rosto contêm em suas fórmulas ativos que trazem benefícios para cútis, como colágeno e vitamina E.
Por isso, o indicado é ter um específico para a região e escolher fórmulas com textura em gel, sérum, loções e cremes com toque seco, que também controlam o excesso de oleosidade, o que é ideal para quem tem predisposição para ter cravos e espinhas.

Outros fatores

Outros hábitos como fumar e beber também podem favorecer o surgimento das rugas, assim como fatores genéticos, o excesso de estresse, a falta de sono e repetidos movimentos faciais, como o franzimento da testa.
Ficar sem tomar sol ajuda a prevenir as rugas, mas não as evita completamente, já que as rugas podem aparecem por outros motivos e são sinais naturais da pele. Mesmo assim, é essencial usar protetor solar todos os dias, pois a exposição solar é a principal causadora não só do envelhecimento precoce da pele, como também do câncer de pele.