Editado por Mariana Desidério, de EXAME.com
Como conhecer melhor o meu cliente?
Escrito por Enio Klein, especialista em vendas
Escrito por Enio Klein, especialista em vendas
A base para manter um bom relacionamento com o cliente
está no mantra repetido milhares de vezes: “entender e conhecer o
cliente é a chave do sucesso de qualquer negócios”. O desafio é como
executar esta tarefa.
A simplicidade e objetividade da frase não significam que a execução
seja fácil. Não a subestime. É uma iniciativa que envolve toda a empresa
e tratá-la como um projeto, investindo tempo e recursos adequados é
fundamental para que se tenha o retorno esperado. Independente do seu
tamanho. Em tempos de internet, o tempo da velha caderneta já passou. É
preciso ser melhor que isto.
A segunda dica é relacionada com o comportamento do vendedor. É natural
que, como humanos que são, vendedores trabalhem muito mais em função de
seus próprios desejos ou necessidades do que do seu cliente. É preciso
motivá-los e treiná-los para que entendam que, ao priorizar o interesse
do cliente, eles não só melhoram seu desempenho - que no fim do dia os
leva a chegar a seus objetivos, inclusive financeiros - mas também lhes
será muito mais gratificante.
Tão importante quanto conhecer o seu cliente, é conhecer o seu
não-cliente. Isto é, aquele indivíduo que não vai comprar o seu produto.
É muito comum empresários acreditarem que terão sucesso em todos os
casos, bastando para isso dispor de bons produtos ou bons serviços. Isto
não é verdade. Procure conhecer aqueles para os quais o esforço de
vender é inútil. É desgastante e improdutivo.
Conhecer o cliente é uma combinação de informações que você precisa
levantar para que possa desenhar o seu perfil de compra. Não canse seu
cliente com um monte de perguntas ou pesquisas. Seja objetivo. O que
você precisa saber é qual o comportamento de compra de seu cliente -
quando compra, o que compra, como compra . Isto o ajudará a ser mais
assertivo em suas ofertas. Poucas perguntas e principalmente
objetividade nos resultados que pretende obter com as respostas serão
suficientes.
Para ajudá-lo listamos alguns tópicos com os quais você deve ter atenção:
1 - Quem é o cliente? Ou seja, os chamados dados
demográficos. Estas informações são importantes para definir ofertas e
estratégias de preços. Procure verificar quais informações são
importantes para seu negócio e pergunte.
2 - O que fez o cliente procurar você? Como ele chegou a
até você, o que o atraiu? Estes dados lhe ajudarão a entender o que em
sua empresa atrai os clientes e o que não atrai, permitindo a você se
adequar ao que o seu mercado potencial busca.
3 – O que você vende? Informações específicas sobre o
que você vende, sobre o seu segmento, são importantes para que você
possa entender o perfil do consumidor de seus produtos e focar no que de
fato o interessa.
4 – O que ele acha da concorrência? Finalmente, mas não
menos importante, você deve obter a percepção que seu cliente tem da
concorrência e como ele te vê em comparação a ela. Assim você poderá
descobrir o valor agregado que oferece e como pode melhorá-lo.
Seu cliente é a sua melhor fonte de informações, não desperdice a oportunidade.
Enio Klein é gerente geral nas operações de vendas da
SalesWays no Brasil e professor de vendas e marketing da BSP - Business
School São Paulo.
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