Bancários de instituições públicas e privadas
de todo o País iniciam nesta terça-feira (6) greve por tempo
indeterminado. Eles querem reajuste salarial de 16% (reposição da
inflação mais 5,7% de aumento real), entre outras reivindicações.
A
paralisação foi decidida depois mais de 40 dias de negociações entre
representantes dos trabalhadores e a Federação Nacional dos Bancos
(Fenaban). A Fenaban ofereceu 5,5% de reajuste para os salários e vales.
A proposta inclui abono de R$ 2,5 mil, não incorporado ao salário.
“Esse
aumento proposto pelos bancos é inimaginável”, disse o presidente da
Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf),
Roberto von der Osten. “Reividicamos também garantia de emprego,
melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas que adoecem
os bancários, e igualdade de oportunidades”, acrescentou.
Os bancários também pedem participação no lucros equivalente a três salários mais R$ 7.246,82.
Em
nota, a Fenaban informou que continua aberta às negociações e que a
proposta apresentada às lideranças sindicais prevê a participação nos
lucros dos bancos, de acordo com uma fórmula que, aplicada, por exemplo,
ao piso de um caixa bancário, de R$ 2.560,00, pode garantir até o
equivalente a quatro salários.
Quanto à participação nos lucros, a
entidade propõe a distribuição de 5% a 15% do lucro líquido aos
bancários, como regra básica, além da parcela adicional que distribui
mais 2,2% do lucro de cada instituição.
Consumidores
Com
a greve, os consumidores devem ficar atentos ao pagamento de faturas,
boletos bancários e outros tipos de cobrança. Segundo o Instituto de
Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo, embora a greve não afaste a
obrigação do consumidor de pagar as contas até o vencimento, a empresa
credora tem que oferecer outras formas e locais para que as quitações
sejam feitas.
Para não ser cobrado de encargos (juros e multa) e
ter o nome enviado a serviços de proteção ao crédito, a recomendação do
Procon é que o consumidor entre em contato com a empresa e peça opções
de formas e locais de pagamento, como internet e casas lotéricas. Esse
pedido deve ser documentado, ou seja, guardada a cópia do e-mail
enviado ou anotado o número do protocolo de atendimento, orienta a
entidade. Assim, caso o fornecedor não oriente sobre a quitação do
débito, o consumidor pode fazer a reclamação ao Procon.
A Fenaban
lembra que a população tem à disposição caixas eletrônicos, internet
banking, aplicativos do banco no celular, operações bancárias por
telefone e também pelos correspondentes (agências dos Correios, redes de
supermercados e outros estabelecimentos comerciais) como alternativas
para fazer transações financeiras. Nos caixas eletrônicos, os saques
noturnos são limitados a R$ 300,00 e o valor para saque diurno varia
conforme a instituição.
Quem tem benefícios para serem sacados,
segundo a Fenaban, pode fazer saques por meio da rede de caixas
eletrônicos 24 horas e caixas eletrônicos dos bancos.
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