Volkswagen anuncia nesta semana o motor 1.0 turbo
A Volkswagen mostra na próxima quarta-feira (24), em São Carlos (SP), o motor TSI 1.0 de três cilindros definitivo que
equipará algumas versões do up! nacional. Ainda não há confirmação
oficial sobre sua produção na cidade paulista, onde a Volks mantém uma
fábrica especializada em motores.
O propulsor surgiu pela primeira vez no Salão de São Paulo de 2014, mas apenas como estudo.
O motor tricilíndrico aspirado de 82 cavalos (família EA211) move toda a gama brasileira do up! e versões do Fox. Na Europa, sob o selo TSI (referência à pulverização da gasolina na câmara de combustão) e com potência de até 115 cv, a variação turbo alimentada já está presente em vários modelos da Volks, como Golf e Golf Variant, em que cumpre o papel de barateador do preço final.
O propulsor surgiu pela primeira vez no Salão de São Paulo de 2014, mas apenas como estudo.
O motor tricilíndrico aspirado de 82 cavalos (família EA211) move toda a gama brasileira do up! e versões do Fox. Na Europa, sob o selo TSI (referência à pulverização da gasolina na câmara de combustão) e com potência de até 115 cv, a variação turbo alimentada já está presente em vários modelos da Volks, como Golf e Golf Variant, em que cumpre o papel de barateador do preço final.
Carros de teste da Volks já foram
flagrados circulando no Brasil com o propulsor 1.0 TSI sob o capô. Entre
eles, up! e Golf. Mas a chance desse último ganhar o motor por aqui é,
literalmente, zero: há quem torça o nariz até para o excelente TSI 1.4
(usado pela Audi) por ter cilindrada "pequena" para um hatch médio.
No up! a percepção é a oposta: o carrinho, que depois de mais de um ano nas lojas ainda não conseguiu empolgar o consumidor brasileiro como a Volks desejava, vai virar um "foguetinho", mesmo que a calibragem do TSI 1.0 seja mais modesta e fique em torno dos 105 cv com etanol (valor citado no salão de 2014, com 20 kgfm de torque).
Vale lembrar que, se a Volks quiser, tira mais de 270 cv de potência e 27 kgfm desse mesmo motor, como foi mostrado em recente evento de tecnologia na Áustria. Mas esse acerto ficará restrito a carros de competição.
No up! a percepção é a oposta: o carrinho, que depois de mais de um ano nas lojas ainda não conseguiu empolgar o consumidor brasileiro como a Volks desejava, vai virar um "foguetinho", mesmo que a calibragem do TSI 1.0 seja mais modesta e fique em torno dos 105 cv com etanol (valor citado no salão de 2014, com 20 kgfm de torque).
Vale lembrar que, se a Volks quiser, tira mais de 270 cv de potência e 27 kgfm desse mesmo motor, como foi mostrado em recente evento de tecnologia na Áustria. Mas esse acerto ficará restrito a carros de competição.
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