Flagra! Eis a esperada picape cabine dupla da Fiat quase pronta
Eis a primeira
imagem da picape média da Fiat com a carroceria final e apenas levemente
coberta por camuflagem. O flagra publicado pelo site carscoop
parece ter vindo da própria fábrica da FCA em Goiana (PE), onde a
produção dos modelos VP (validação de produção) já começou ao ritmo de
10 carros/dia. Pela imagem podemos confirmar a longa distância
entre-eixos, que garante amplo espaço, além do porte imponente. Com
cerca de 5 metros de comprimento, a picape terá capacidade para 1
tonelada de carga.
Também
podemos notar praticamente todo o formato da lanterna, que invade as
laterais, e também as coberturas plásticas das caixas de roda -
semelhantes às do Renegade. A inédita picape terá a dirigibilidade
como ponto forte, com direito à suspensão traseira independente tipo
“B-Link” e a carroceria monobloco com a caçamba acoplada. Fora isso, já
antecipamos há algumas semanas que as versões 1.8 terão apenas câmbio
manual, enquanto a 2.0 turbodiesel será equipada com a transmissão
automática de nove marchas herdada também do Renegade.
A plataforma da
226 também deriva do Jeep compacto, mas apenas na parte dianteira. “Da
coluna central para trás é tudo novo”, conta um informante. Desafio foi
acertar a suspensão traseira independente para aguentar peso. Segundo
nossa fonte, a picape terá capacidade para 1 tonelada de carga. E isso
com muito mais conforto do que as picapes maiores, como S10 e Ranger.
“Além de ser bem mais macia, sem aquele pula-pula típico do eixo rígido
traseiro, a 226 faz curvas praticamente como um carro de passeio,
enquanto as rivais balançam e escapam de traseira”, compara um piloto de
testes que andou nas três picapes durante o desenvolvimento da Fiat.
O comportamento,
digamos, mais amigável, vem também da configuração de tração dianteira –
inédita em picapes médias. A 226 será, na verdade, um meio caminho
entre as picapes compactas (derivadas de carros de passeio, como a
Strada) e as médias (que ainda usam chassi em separado, como Ranger,
S10, Hilux e L200). O modelo da Fiat terá comprimento na casa dos 5
metros e tampa da caçamba com abertura dividida, para os lados.
Os motores serão
os mesmos do Renegade, mas não haverá câmbio automático para a versão
1.8 – se o Jeep já fica devendo em desempenho, imagine uma picape maior e
mais pesada? Com isso, os 132 cv e 19,1 kgfm do E.torQ 1.8 serão
comandados somente pelo câmbio manual de cinco marchas na picape, com
tração dianteira. Já as versões mais caras terão o propulsor turbodiesel
2.0 Multijet de 170 cv e 35,7 kgfm, sempre com transmissão automática
de nove marchas e tração 4×4. Os preços ficarão numa faixa de R$ 70 mil a
R$ 120 mil, tendo como principal concorrente a Renault Duster Oroch.
Como antecipado
pelo conceito FCC4 (fotos) mostrado no último Salão de São Paulo, a
picape 226 terá design dianteiro que remete ao Jeep Cherokee (com
conjunto óptico separado em dois blocos), sendo esta a parte que ainda
falta ser revelada.
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