Em questão de saúde, já estava bem documentado o benefício de usar protetor solar diariamente, especialmente para reduzir os riscos de câncer de pele. Parece que, além de ajudar na saúde, o protetor também tem um grande benefício estético. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, na Austrália, mostra que o uso diário do produto desacelera em até 24% os sinais visíveis de envelhecimento da pele causado pelo sol, inclusive em pessoas com mais de 40 anos, idade na qual a pele já exibe os danos da exposição solar por longos períodos de tempo.

O estudo

Durante a pesquisa foram avaliadas 903 pessoas de pele clara, com idade entre 25 e 55 anos. Parte do grupo foi orientado a usar, todos os dias, o protetor solar com FPS 15 no rosto, pescoço, braços e mãos. O produto deveria ser aplicado pela manhã, após o banho e, se necessário, reaplicado. Os outros participantes podiam passar o filtro solar como quisessem.

Resultado

Depois de cerca de cinco anos de acompanhamento, as pessoas que passaram protetor solar diariamente - ou de forma regular - foram 24% mais propensas a não apresentar sinais de envelhecimento da pele. Além disso, os pesquisadores notaram que o uso diário do filtro solar também teve efeito positivo naquelas pessoas que já apresentavam algum dano na pele causado pelo sol. A aplicação do produto chegou até a melhorar o aspecto de alguns danos.
As pessoas do primeiro grupo usavam o protetor em três ou quatros dias a mais do que as que continuaram com suas rotinas. Assim, os que ficaram protegidos do sol possuíam uma pele mais resistente e suave. Os pesquisadores perceberam que mesmo com outro fatores que podem influenciar na aparência - tabagismo, histórico de exposição ao sol, cor da pele e uso de outros métodos de proteção solar, como chapéu - o filtro solar ainda estava perfeitamente ligado com a saúde da pele.
Durante o estudo, os participantes foram orientados a tomar beta-caroteno, um suplemento nutricional, ou um placebo, para ver se o suplemento impedia o envelhecimento da pele. Nenhum efeito foi notado.
Problemas
O uso regular do protetor solar desacelera em 24% o envelhecimento da pele. É o que mostra uma pesquisa feita pela Universidade de Queensland, na Austrália, com mais de 900, durante cerca de cinco anos.© Foto: Shutterstock O uso regular do protetor solar desacelera em 24% o envelhecimento da pele. É o que mostra uma pesquisa feita pela Universidade de Queensland, na Austrália, com mais de 900…
A exposição excessiva ao sol sem o cuidado adequado pode causar diversos problemas, como queimaduras, inchaço e descamação da pele. A longo prazo, o ressecamento da pele contribui para o aparecimento de rugas e manchas na pele. Em casos mais graves, aumentam drasticamente as chances de desenvolver câncer de pele.
É bom lembrar que o uso do protetor solar deve ser feito todos os dias, independente de chuva ou céu nublado. É muito importante reaplicá-lo a cada três horas, ou antes, caso mergulhe ou transpire em excesso. Não esqueça que mesmo embaixo do guarda-sol, o filtro continua sendo imprescindível. Ao utilizar maquiagem, o protetor deve vir antes da mesma.