sexta-feira, 3 de julho de 2015

Em CPI, empresário sugere fechamento do Congresso

Em CPI, empresário sugere fechamento do Congresso

Instalada a confusão, o presidente da CPI, deputado Hugo Motta, pediu "respeito" ao depoente.© Fornecido por Notícias ao Minuto Instalada a confusão, o presidente da CPI, deputado Hugo Motta, pediu "respeito" ao depoente.
O empresário do setor petroquímico Auro Gorentzvaig provocou revolta e discutiu com os deputados da CPI da Petrobras nesta quinta-feira. O fato ocorreu após ele defender a intervenção militar e sugerir o fechamento do Congresso Nacional.
De acordo com informações da Folha de São Paulo, Auro havia sido questionado pelo relator Luiz Sérgio (PT-RJ) sobre declarações que já havia dado nesse sentido, sem temer as reações o empresário confirmou o que havia dito. "Eu acho que realmente do jeito que as coisas estão é caso de uma intervenção militar imediata e com pedido de eleições o mais rápido possível", disparou o empresário.
Depois da declaração, um parlamentar perguntou se ele era favorável também ao fechamento do Congresso. Ele respondeu: "Não sei se fechar o Congresso, eu não me referi ao Congresso Nacional, mas quem sabe? Do jeito que as coisas estão acontecendo, que a gente está assistindo, talvez seja o caso, eu não sei".
Após as palavras de Auro Gorentzvaig, os parlamentares começaram a bater boca entre si e com o depoente. Instalada a confusão, o presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), pediu "respeito" ao empresário.
Depois da confusão, os trabalhos da Comissão foram retomados. E em seu depoimento, o empresário disse que sua petroquímica, a Triunfo, foi "expropriada" pela Petrobras, que os obrigou a sair da empresa. Auro Gorentzvaig também acusou o ex-presidente Lula de ter agido para isso com o objetivo de favorecer a construtora Odebrecht, investigada na Operação Lava Jato.

'Se alguém roubou a Petrobrás, que pague pelo roubo', diz Lula

'Se alguém roubou a Petrobrás, que pague pelo roubo', diz Lula

1 / 41

SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira, 3, que os responsáveis pelos escândalos da Petrobrás sejam punidos, mas que os trabalhadores sejam preservados.
"Se alguém sacaneou ou roubou a Petrobrás, que pague pelo roubo, e que os trabalhadores não sejam punidos. Que não sejam punidos aqueles que efetivamente são responsáveis pela construção dessa extraordinária empresa, motivo de orgulho para o nosso País", disse o petista, que participa nesta sexta-feira da 5ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP).
O ex-presidente petista disse que aceitou participar do encontro dos petroleiros porque é preciso contar e recontar sua participação nas lutas e feitos deste País. "Tenho orgulho de ter sido o metalúrgico que levou o Jair Meneguelli (ex-sindicalista que militou ao lado de Lula no ABC) a ser cassado por fazer a primeira greve, em solidariedade aos petroleiros em 1983." E disse que também sente muito orgulho de ter sido o presidente que "capitalizou a estatal e ajudou a recuperar a indústria naval brasileira." Lula citou que ao assumir a Presidência da República, a estatal representava apenas 2% do PIB e hoje representa 13%.
Lula disse que também sente muito orgulho de ter sido o presidente sem diploma universitário que mais criou universidades neste País, e repetiu um discurso usado durante a campanha pela reeleição de Dilma Rousseff. "Tenho orgulho de pertencer a um partido e a um governo que em 12 anos construiu mais vagas nas universidades do que as elites em cem anos. Fizemos também mais escolas técnicas nesse período do que eles em cem anos. Nunca os brasileiros tiveram tanto orgulho do que tiveram nesses 12 anos." 

Tribunal nega habeas corpus a ex-ministro José Dirceu

Tribunal nega habeas corpus a ex-ministro José Dirceu

Agência O Globo

SÃO PAULO — O Tribunal Regional Federal, da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, negou nesta sexta-feira o pedido de habeas corpus preventivo solicitado pela defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, com objetivo de evitar que ele seja preso na Operação Lava-Jato. O pedido foi feito na quinta-feira pelos advogados de Dirceu depois que o lobista Milton Pascowitich disse que os pagamentos que fez ao ex-ministro eram propina e não resultado de consultorias como ele alegava.
Os advogados de Dirceu entraram com o pedido de habeas corpus preventivo alegando que o petista está na “iminência de sofrer constrangimento ilegal”. A defesa do ex-ministro - liderada pelo advogado Roberto Podval - pediu que o tribunal concedesse “ordem de habeas corpus, evitando-se o constrangimento ilegal e reconhecendo o direito do paciente de permanecer em liberdade”.
— A gente achava que era possível, na verdade mais do que possível (a prisão do ex-ministro). Pelas informações que nos chegaram pela imprensa, a prisão era anunciada devido ao próprio mecanismo usado pela Polícia Federal e pela Justiça Federal. Todos os outros (citados) tiveram a prisão decretada. E a gente decidiu que não iria ficar passivo aguardando uma ilegalidade acontecer — disse Podval na quinta-feira.
O TRF-4, no entanto, não aceitou o argumento. Segundo o juiz Nivaldo Brunoni, que negou o pedido, “o mero receio da defesa não comporta a intervenção judicial preventiva”. De acordo com o magistrado, o fato de Dirceu ser investigado e apontado no depoimento de Pascowitch não resultará necessariamente na sua prisão processual. “Até mesmo em face do registro histórico, as prisões determinadas no âmbito da Operação Lava- Jato estão guarnecidas por outros elementos comprobatórios do que foi afirmado por terceiros”, avaliou.
No seu despacho, ponderou também que “as considerações da defesa assumem natureza eminentemente teórica, sendo inviável antecipar eventuais fundamentos invocados pelo juiz Sérgio Moro para a decretação da segregação cautelar, se isto de fato ocorrer”.
Brunoni justificou, além disso, que o segredo de Justiça decretado no habeas corpus teve por objetivo evitar que ocorressem problemas no sistema do processo eletrônico, tendo em vista o excessivo acesso ocorrido em outro documento preventivo impetrado na última semana em favor do ex-presidente Lula.

PEDIDO CITOU FILÓSOFO E DESCREVEU CARREIRA

A petição do ex-ministro foi feita em 40 páginas e descreveu a carreira política de Dirceu, adotando um tom dramático ao falar sobre o medo de prisão que tem acompanhado o ex-ministro desde que o seu nome aparecer nas investigações da Lava-Jato.
“Hoje, no crepúsculo de sua vida, já com 70 anos, após ter sido processado, condenado, preso e estar cumprindo pena em regime aberto, tudo sob o acompanhamento incansável da imprensa, o paciente vê-se citado e enredado em nova investigação, agora, porém, sem a perspectiva de viver para ver sua sentença final”, diz um trecho da petição.
O documento começava com uma citação denominada “A Tirania do Medo”, do filósofo e matemático galês Bertrand Russell. Na sequência, também é reproduzida a pergunta publicada na quarta-feira no site dos jornalistas Diogo Mainardi e Mário Sabino: “Dirceu será preso nesta semana ou na próxima?”
Podval disse que, ao consultar Dirceu sobre a ideia do habeas corpus, o ex-ministro não manifestou preocupação com a possibilidade de os adversários políticos usarem o fato como uma confissão de culpa.
— Sou advogado e não político. Minha visão é pragmática com relação à Justiça. Há um risco de prisão, ainda que ilegal e injusta — afirmou o defensor.
Na petição, os advogados afirmam que Dirceu, investigado por receber dinheiro de empreiteiras envolvidas na operação Lava-Jato, atendeu, por meio de sua consultoria, a mais de “60 clientes de 20 setores diferentes da economia, como indústrias de bens de consumo, telecomunicações, comércio exterior, logística, tecnologia da informação, comunicações e construção civil”.
Afirmam ainda que Dirceu foi surpreendido por saber, por meio da imprensa, que seu nome “havia sido enredado na assim denominada Operação Lava-Jato”. Alegam que o ex-ministro colaborou com informações nas investigações e que sempre esteve à disposição para prestar depoimento. Argumentam ainda que Dirceu não apresenta risco de fuga porque, quando foi condenado no julgamento do mensalão, se apresentou espontaneamente para cumprir a pena. Ressalta também que neste momento ele cumpre a pena em regime aberto, em Brasília.
A empresa do ex-ministro, a JD Consultoria faturou, entre 2006 e 2013, um total de R$ 29 milhões, dos quais R$ 8 milhões de empreiteiras envolvidas na operação Lava-Jato, como a OAS, Engevix, Galvão Engenharia, Camargo Corrêa e UTC. Somente a Jamp, de Milton Pascowitch pagou R$ 1,4 milhão a Dirceu. Desse total, R$ 400 mil foram pagos como entrada do imóvel onde estava instalada a sede da JD, na avenida República do Líbano, em São Paulo.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

CASO DE DOPING DE ANDERSON SILVA "ARANHA" PODE TER REVIRAVOLTA

Resultados conflitam, e caso de doping de Spider pode ter reviravolta


O polêmico flagra no antidoping no qual Anderson Silva se viu envolvido no início do ano pode estar próximo de uma reviravolta. Enquanto está suspenso de forma preventiva e aguarda o julgamento com a Comissão Atlética do Estado de Nevada para definir seu futuro no esporte, o lutador tem aparecido em treinos de MMA e já até flertou com uma chance olímpica no taekwondo. A novidade no caso é que o resultado do teste pós-luta, ocorrido no dia 31 de janeiro, que apontou o uso de anabolizantes, pode ser revisto. Um outro laboratório que também realizou exames no lutador apontou um resultado diferente da primeira clínica divulgada. A informação foi noticiada pelo site UOL. 
O resultado é diferente de em um outro teste feito no mesmo dia pelo laboratório Quest Labs, que não encontrou qualquer irregularidade no organismo do lutador. A questão é que tal exame não foi anexado ao processo conduzido pela comissão atlética. A equipe de Spider já sabe de tal resultado conflitante e pretende usar o resultado negativo como trunfo na situação. Embora pareça estranho, a comissão não precisa revelar o teste negativo. Ela anexa no processo apenas as evidências. A revelação do resultado só é feito uma vez pedida.
Anderson Silva foi flagrado em dois testes antidoping. Um antes (dia 09/01) e um depois do UFC 183, ocorrido no dia 31 de janeiro, onde venceu Nick Diaz na decisão dos juízes. A polêmica sacudiu o mundo do MMA e fez com que a trajetória do ex-campeão do UFC fosse questionada. Atualmente, depois de inúmeros adiamentos, a audiência de Spider com a comissão está prevista para o dia 7 de agosto.

COPA AMÉRICA

Guerrero 'tira a zica', faz três e comanda massacre do Peru sobre a Bolívia



Guerrero  
© Foto: Getty Images Guerrero
Paolo Guerrero, no más. A seleção do Peru precisou apenas do novo centroavante do Flamengo para garantir passagem para a semifinal da Copa América de 2015. Na noite desta quinta-feira, o ex-corintiano anotou três gols e comandou a classificação da equipe comandada por Ricardo Gareca diante da Bolívia: vitória por 3 a 1, em duelo realizado na cidade de Temuco.
Os três gols mudaram a sorte de Guerrero na Copa América. Em jejum no torneio e já criticado pelo desempenho, o camisa 9 surgiu justamente na primeira decisão para os peruanos. Com o hat-trick, o centroavante se tornou o artilheiro da competição ao lado do chileno Arturo Vidal, que passou em branco no duelo de quartas de final contra o Uruguai, disputado na última quarta.
O Chile de Vidal, aliás, é o próximo adversário do Peru na Copa América. Pela semifinal na segunda edição consecutiva, a equipe alvirrubra encarará os donos da casa na próxima segunda-feira, às 20h30 (de Brasília), no Estádio Nacional de Santiago. Há quatro anos, os peruanos caíram nesta fase para o campeão Uruguai, de Luís Suárez e Diego Forlán.
Já a Bolívia, que terminou consolada pelo gol do ex-cruzeirense Marcelo Moreno, permanece em jejum mais uma vez. Depois de passar de fase pela primeira vez desde 1997, quando terminou com o vice-campeonato, a equipe repete a participação de 1995, no Uruguai, onde foi eliminada justamente nas quartas de final.

Flagra! Eis a esperada picape cabine dupla da Fiat quase pronta

Flagra! Eis a esperada picape cabine dupla da Fiat quase pronta


Fiat 226 
© Fornecido por Carplace Fiat 226
Eis a primeira imagem da picape média da Fiat com a carroceria final e apenas levemente coberta por camuflagem. O flagra publicado pelo site carscoop parece ter vindo da própria fábrica da FCA em Goiana (PE), onde a produção dos modelos VP (validação de produção) já começou ao ritmo de 10 carros/dia. Pela imagem podemos confirmar a longa distância entre-eixos, que garante amplo espaço, além do porte imponente. Com cerca de 5 metros de comprimento, a picape terá capacidade para 1 tonelada de carga.
Também podemos notar praticamente todo o formato da lanterna, que invade as laterais, e também as coberturas plásticas das caixas de roda - semelhantes às do Renegade. A inédita picape terá a dirigibilidade como ponto forte, com direito à suspensão traseira independente tipo “B-Link” e a carroceria monobloco com a caçamba acoplada. Fora isso, já antecipamos há algumas semanas que as versões 1.8 terão apenas câmbio manual, enquanto a 2.0 turbodiesel será equipada com a transmissão automática de nove marchas herdada também do Renegade.
Fiat Concept Car IV FCC4© Fornecido por Carplace Fiat Concept Car IV FCC4
A plataforma da 226 também deriva do Jeep compacto, mas apenas na parte dianteira. “Da coluna central para trás é tudo novo”, conta um informante. Desafio foi acertar a suspensão traseira independente para aguentar peso. Segundo nossa fonte, a picape terá capacidade para 1 tonelada de carga. E isso com muito mais conforto do que as picapes maiores, como S10 e Ranger. “Além de ser bem mais macia, sem aquele pula-pula típico do eixo rígido traseiro, a 226 faz curvas praticamente como um carro de passeio, enquanto as rivais balançam e escapam de traseira”, compara um piloto de testes que andou nas três picapes durante o desenvolvimento da Fiat.
Fiat Concept Car IV FCC4© Fornecido por Carplace Fiat Concept Car IV FCC4
O comportamento, digamos, mais amigável, vem também da configuração de tração dianteira – inédita em picapes médias. A 226 será, na verdade, um meio caminho entre as picapes compactas (derivadas de carros de passeio, como a Strada) e as médias (que ainda usam chassi em separado, como Ranger, S10, Hilux e L200). O modelo da Fiat terá comprimento na casa dos 5 metros e tampa da caçamba com abertura dividida, para os lados.
Fiat Concept Car IV FCC4© Fornecido por Carplace Fiat Concept Car IV FCC4
Os motores serão os mesmos do Renegade, mas não haverá câmbio automático para a versão 1.8 – se o Jeep já fica devendo em desempenho, imagine uma picape maior e mais pesada? Com isso, os 132 cv e 19,1 kgfm do E.torQ 1.8 serão comandados somente pelo câmbio manual de cinco marchas na picape, com tração dianteira. Já as versões mais caras terão o propulsor turbodiesel 2.0 Multijet de 170 cv e 35,7 kgfm, sempre com transmissão automática de nove marchas e tração 4×4. Os preços ficarão numa faixa de R$ 70 mil a R$ 120 mil, tendo como principal concorrente a Renault Duster Oroch.
Fiat Concept Car IV FCC4© Fornecido por Carplace Fiat Concept Car IV FCC4
Como antecipado pelo conceito FCC4 (fotos) mostrado no último Salão de São Paulo, a picape 226 terá design dianteiro que remete ao Jeep Cherokee (com conjunto óptico separado em dois blocos), sendo esta a parte que ainda falta ser revelada.

Pool da Copa América: Conmebol avaliará 'ação polêmica' de Jara

Pool da Copa América: Conmebol avaliará 'ação polêmica' de Jara


 
© Fornecido por LanceNet
Nem mesmo o fato da "conduta polêmica" de Jara ter passado batida pelo árbitro Sandro Meira Ricci isentará o atleta chileno de uma investigação. A Conmebol revelou que abrirá um expediente que as imagens do lance, que culminou na expulsão de Cavani, e não estão descartadas sanções ao atleta do Chile na Copa América:
- Vai ser aberto um expediente. O lance aconteceu à noite, e estão trabalhando agora para passar aos tribunais. Amanhã (sexta-feira), saberemos do resultado - disse Alberto Lozada, membro da comissão disciplinar da entidade, à agência de notícias AP.
Os membros da comissão disciplinar analisarão as imagens da Internet, os vídeos e as fotografias do incidente, ocorrido durante a vitória por 1 a 0 de La Roja. Embora não haja registro de Sandro Meira Ricci contra Jara na súmula de Sandro Meira Ricci, a punição da Conmebol pode durar entre uma e três partidas.