sábado, 22 de agosto de 2015

5 dicas para você limpar a energia ruim da sua casa

5 dicas para você limpar a energia ruim da sua casa


Se você costuma ouvir o quanto é importante energizar sua casa, mas não sabe muito bem como fazer, está na hora de aprender: o ambiente onde cada um reside precisa ser periodicamente limpo de possíveis energias negativas e pesadas. E isso não tem a ver necessariamente com crenças e motivos místicos. Segundo a astróloga e terapêutica holística Paula Pires, vibrações negativas podem ser emanadas sem intenção pelos próprios moradores do lar.
“Se há pessoas vibrando negativamente, complica. É importante, nesse caso, cuidar da energia da pessoa e que ela queira melhorar. Para começar, proponha e vá atrás de terapia floral para ‘limpar’ a energia. Brigas e reclamações constantes pesam no astral da casa, por exemplo. A pessoa carregada reflete na harmonia do lar", afirma Paula.

Quando você deve energizar a casa?

Em relação às pessoas que residem no lar, é importante ficar alerta quando elas começam a ter comportamentos estranhos, como pesadelos, ficarem mais agressivas sem motivos aparentes, tristes. “Além disso, observe ainda quando tudo começa a dar muito errado, as coisas pifarem - encanamento, eletricidade, telefone, etc – ou então quando sentir que as coisas não estão fluindo. Se mudou recentemente de casa, por exemplo, é interessante perceber se esses acontecimentos se deram depois disso. Pode ser que a casa já estava com uma energia esquisita”, ensina.
Tratamento dos moradores da casa -qeuando necessário -, oração, pedras energéticas e plantas que bloqueiam maus fluidos podem funcionar, mas é preciso também evitar pessoas de fora que possam vir com essa ‘vibe’ para baixo. “Se receber alguém que você observa que joga ou trás uma energia ruim, evite ao máximo que ela entre no seu lar novamente”, alerta Paula.
Quer ver as dicas sobre como energizar e limpar as energias ruins da sua casa?
ê

Sal grosso

Lave a casa com sal grosso. Para isso, coloque água com um quilo do produto num balde.
“Faça, principalmente, se a sua casa for nova ou se for morar num local onde já viveram outras pessoas. A energia de quem já morou lá fica presa nas paredes e no chão, então, é interessante retirá-las, zerar a energia”.

 <p>Há plantas que têm o poder de passar energias, caso da arruda, que espanta negatividade.</p><p>Portanto, tê-la em casa é uma indicação de Paula Pires. “Lembrando que a arruda só vive se exposta ao sol e se regada com um pouco de água diariamente. Às vezes a pessoa compra e a planta morre logo e ela já pensa que a casa está negativa, mas é somente porque não cuidou da maneira correta. Sem sol, dentro de casa, a arruda não aguenta por muito tempo. Plante-a em um pote e deixe no sol, indica a terapeuta holística”.</p><p>‘Espada de São Jorge’ é outra dessas plantas que ajudam na proteção do seu lar. “Coloque na entrada da sua casa. Aliás, é mais fácil de cuidar, vive bem se for regada periodicamente, não precisa de tanto sol, e é mais forte em proteção do que a arruda. ‘Comigo-ninguém-pode’ e ‘guiné’ também são boas para garantir proteção”. E todos esses rituais citados podem ser feitos ao mesmo tempo. Dá até mais poder e proteção”, afirma.</p>


Plantas

Há plantas que têm o poder de passar energias, caso da arruda, que espanta negatividade.
Portanto, tê-la em casa é uma indicação de Paula Pires. “Lembrando que a arruda só vive se exposta ao sol e se regada com um pouco de água diariamente. Às vezes a pessoa compra e a planta morre logo e ela já pensa que a casa está negativa, mas é somente porque não cuidou da maneira correta. Sem sol, dentro de casa, a arruda não aguenta por muito tempo. Plante-a em um pote e deixe no sol, indica a terapeuta holística”.
‘Espada de São Jorge’ é outra dessas plantas que ajudam na proteção do seu lar. “Coloque na entrada da sua casa. Aliás, é mais fácil de cuidar, vive bem se for regada periodicamente, não precisa de tanto sol, e é mais forte em proteção do que a arruda. ‘Comigo-ninguém-pode’ e ‘guiné’ também são boas para garantir proteção”. E todos esses rituais citados podem ser feitos ao mesmo tempo. Dá até mais poder e proteção”, afirma.

 <p>Segundo Paula, não adianta se empenhar em tais rituais para limpar o ambiente em que você se a própria pessoa ou familiares que residem juntos estão negativos.</p><p>“As dicas podem, sim, ajudar, mas não necessariamente vão resolver. Depende também de quem vive na casa, se essas pessoas estiverem emanando vibrações negativas. Portanto, o ideal é procurar antes a terapia floral. Muitas vezes, a negatividade está na pessoa e não em seu lar. É preciso que cada um faça a sua parte, que seja trabalhada a energia dessa pessoa e que ela queira melhorar”, explica Paula.</p><p><strong>SERVIÇO</strong></p><p><strong>Paula Pires, terapeuta holística e astróloga -</strong> <a href="http://paulapires.com.br/">http://paulapires.com.br</a></p>


Faça a sua parte!

Segundo Paula, não adianta se empenhar em tais rituais para limpar o ambiente em que você se a própria pessoa ou familiares que residem juntos estão negativos.
“As dicas podem, sim, ajudar, mas não necessariamente vão resolver. Depende também de quem vive na casa, se essas pessoas estiverem emanando vibrações negativas. Portanto, o ideal é procurar antes a terapia floral. Muitas vezes, a negatividade está na pessoa e não em seu lar. É preciso que cada um faça a sua parte, que seja trabalhada a energia dessa pessoa e que ela queira melhorar”, explica Paula.
SERVIÇO
Paula Pires, terapeuta holística e astróloga -http://paulapires.com.br

57ª AULA = ANGLICISMOS





Os anglicismos, tipo recorrente de empréstimo linguístico, são cada vez mais comuns em nosso idioma. Contudo, é preciso bom senso na hora de utilizá-los.

Os anglicismos são vocábulos da língua inglesa que estão incorporados em nosso idioma, aportuguesados ou não 

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...
Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull
Hoje me amarro no Slash
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash...(...)”.
(Samba do Approach – Zeca Baleiro)

A letra engraçada e quase incompreensível da canção de Zeca Baleiro esconde uma crítica bem-humorada ao comportamento linguístico de alguns falantes, que se rendem aos empréstimos linguísticos de maneira exagerada. Pensando nesse curioso movimento da língua, o Mundo Educação traz para você algumas curiosidades sobre o anglicismo.
Antigamente, lá na época do Brasil Império até meados do século XX, a moda era falar francês ou incorporar palavras do idioma na língua portuguesa. Atualmente, em face de diversos fatores, entre eles o forte apelo tecnológico, o inglês virou nossa influência linguística favorita. Se você não sabe inglês, mesmo que alguns poucos vocábulos, está completamente out! Mas e esta palavra, anglicismo? De onde vem?
Anglicismo é uma derivação de anglo, elemento de composição de adjetivos que significam inglês. Esse elemento compõe outras palavras, como anglicano, anglicanismo, anglo-saxão, entre outras que fazem referência ao idioma ou à cultura inglesa de um modo geral. Já o termo anglicismo é usado para nomear as palavras que são provenientes do inglês e que são utilizadas no português em virtude da necessidade de nomear objetos ou fenômenos novos para os quais ainda não exista nomenclatura apropriada em nossa língua, ou até mesmo por outros motivos, como a aculturação, desconhecimento do idioma e até mesmo por causa da vontade de parecer diferente ou “antenado”.
Alguns anglicismos foram aportuguesados, isto é, tiveram sua pronúncia ou estrutura modificadas para ficarem mais parecidos com o som do português. Outros tiveram sua forma preservada e são utilizados corriqueiramente como se fizessem parte de nossa língua, já que foram legitimados em razão da aceitação na sociedade. Confira alguns exemplos de anglicismos:
Shopping Center
Mouse
Motoboy
Outdoor
Smoking
Shampoo
Futebol (vocábulo aportuguesado)
Piquenique (vocábulo aportuguesado)
Pôquer (vocábulo aportuguesado)
Browser
Home theather
Link
Play
Performance
Pub
Site
Ranking
Delete

Já sabemos que a língua é um elemento orgânico que está em constante movimento, por esse motivo, tentar coibir ou até mesmo proibir o uso dos anglicismos seria uma enorme perda de tempo! As variações linguísticas são bem-vindas, agora, é importante saber que os empréstimos linguísticos devem estar condicionados à necessidade de tomar emprestado alguma palavra que dificilmente teria um equivalente perfeito em nosso idioma. Quem decide o que permanece e o que deve ser descartado somos nós, falantes, portanto, bom senso e nada de exageros, certo?

Publicado por: Luana Castro Alves Perez

Aécio defende que PGR investigue campanha de Dilma


© Fornecido por Notícias ao Minuto
O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG) defendeu neste sábado, 22, a decisão do ministro Gilmar Mendes, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de pedir à Procuradoria Geral da República (PGR) investigação sobre "denúncias de graves ilegalidades no financiamento" da campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição. Para ele, a iniciativa "apenas faz cumprir a legislação".
"Seria extremamente grave se os fortes indícios de utilização de dinheiro proveniente de desvios da Petrobras na campanha de reeleição da atual presidente, corroborados por delação premiada, não fossem devidamente apurados", disse o tucano, em nota.
Em despacho do dia anterior, Mendes determinou à PGR e à Polícia Federal a realização de investigações ao indicar que há "potencial relevância criminal" na campanha petista. E citou haver suspeita de que houve uso de dinheiro desviado na Petrobras no financiamento eleitoral da presidente reeleita.
O tucano disse que o Brasil confia que tanto a PGR quanto o TSE vão cumprir o seu "papel constitucional, garantindo inclusive o amplo direito de defesa aos acusados, mas não se curvando a quaisquer tipos de pressão ou constrangimento". "Felizmente, o Brasil é uma democracia sólida, onde as instituições funcionam e a legislação deve ser cumprida por todos, em especial pela presidente da República", afirmou.
O apoio de Aécio e do PSDB no Congresso às ações do TSE contra Dilma faz parte de uma das quatro frentes abertas pelos tucanos no tribunal para tentar realizar novas eleições. Uma eventual condenação pela Justiça Eleitoral atinge a presidente e seu vice, Michel Temer, levando a um novo pleito.
Em nota, o diretório nacional do PT afirmou que todas as doações que o partido recebeu foram realizadas "estritamente dentro dos parâmetros legais e foram posteriormente declaradas à Justiça Eleitoral".
Nas redes sociais, petistas atacaram o relator do caso no TSE. "O Gilmar Mendes já se posicionou na política contra a Dilma. Não tem mais isenção para conduzir nada", disse Florisvaldo de Souza, secretário de Organização do PT.
"Gilmar Mendes age com a parcialidade usual, defendendo interesses do PSDB e oposição, quer investigar só campanha Dilma. E a do Aécio?", questionou Henrique Fontana (RS), um dos vice-líderes do partido na Câmara, ao afirmar que as duas campanhas receberam "doações legais das mesmas empreiteiras".

Você sabe porque ficamos com hematomas?


© Fornecido por Notícias ao Minuto
Os hematomas ocorrem quando o sangue, que normalmente circula por nossas veias e artérias, deixa o interior destes vasos sanguíneos, e se acumula em outras partes do corpo. O sangue extravasado em locais como a região sob a pele, em torno dos olhos, ou mesmo dentro de órgãos importantes como o cérebro, deixa de exercer sua função, e pode até mesmo causar problemas nos órgãos adjacentes.
“A gravidade do hematoma varia conforme o local onde ele se forma: perto ou não de outros órgãos; e de seu tamanho: que pode ou não comprometer o bom funcionamento destes órgãos. Os hematomas que observamos na pele após pancadas, ou após coletas de sangue, por exemplo, são formados pelo sangue que extravasa de pequenos vasos sanguíneos que se rompem pelo trauma local; no caso, a pancada ou a picada da agulha. Este sangue extravasado não volta a circular normalmente, e só desaparecerá quando for completamente absorvido pelas células de defesa de nosso corpo, o que leva dias”, explica Erich de Paula, médico hematologista e membro do Comitê de Trombose da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).
Esta reabsorção envolve uma série de reações químicas que modificam a cor do sangue e de seus metabólitos, o que explica a característica mudança de cor de um hematoma. Hematomas na pele que surgem após pancadas tendem a não representar risco para a saúde, desde que pequenos, restritos ao local do trauma, e autolimitados. Em outras palavras, aqueles hematomas que deixam de crescer espontaneamente, devido à ativação da coagulação de nosso sangue.
O médico alerta que a preocupação deve existir quando os hematomas surgem espontaneamente, sem que tenha havido qualquer trauma, e em vários locais do corpo. Isto pode significar uma alteração da capacidade de coagulação do sangue, especialmente se ocorrer de forma abrupta em alguém que não apresentava esta tendência. “Um outro sinal de alarme é quando os hematomas surgem juntamente com outros tipos de sangramento (gengiva, nariz, etc), em intensidade diferente do normal para aquele paciente. É importante reconhecer que há pessoas que apresentam uma tendência a formarem mais hematomas, às vezes mediante traumas mínimos ou simples aumentos da pressão sobre os vasos (por exemplo, um cinto muito apertado, ou o apoio prolongado da coxa contra uma mesa), sem que isso represente uma doença”. No entanto, só a avaliação médica será capaz de diferenciar esta tendência individual de uma doença.
Outro aspecto importante é que alguns medicamentos muito usados, como a aspirina, também aumentam a chance de formação de hematomas. Por isso, a avaliação de uma pessoa que acredite apresentar uma maior tendência à formação de hematomas deve ser feita pelo médico, através de uma entrevista cuidadosa sobre como estes hematomas se formam, sobre como a coagulação deste paciente se comporta em situações desafiadoras, como cirurgias ou extrações dentárias, e sobre a presença de casos de doenças da coagulação na família.

Delator fala em relação de operador do PMDB com Renan, Cunha e Temer


Por Talita Fernandes e Beatriz Bulla, de Brasília Brasília - Em depoimento prestado à Procuradoria-Geral da República (PGR), o lobista Júlio Camargo - que relatou pagamento de propina ao presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) - afirmou que o lobista Fernando Soares era conhecido por representar o PMDB, o que incluiria, além de Cunha, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o vice-presidente da República Michel Temer.

"Havia comentários de que Fernando Soares era representante do PMDB, principalmente de Renan, Eduardo Cunha e Michel Temer. E que tinha contato com essas pessoas de 'irmandade'", consta em relatório dos investigadores sobre o primeiro depoimento prestado por Júlio Camargo à PGR, em março. Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, foi responsável por intermediar pagamento de propina combinada com Júlio Camargo para facilitar um contrato de aquisição de navios-sonda pela Petrobras com a coreana Samsung Heavy Industries Co.
Em outro ponto do depoimento, ao mencionar que o PMDB deu apoio ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, Camargo volta a citar de forma vaga os três nomes e também o nome do empresário José Carlos Bumlai. O relatório da Procuradoria aponta dentro do depoimento de Camargo que Bumlai seria amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Na área interna o depoente negociava diretamente com Paulo Roberto Costa. Fenando Soares - era corrente - que representava o PMDB . Depois o PMDB tambcm 'entrou para fortalecer' Paulo Roberto Costa. Ambos então 'ficaram muito fortes'. Fala-se de Renan Calheiros, Eduardo Cunha, Michel Temer, José Carlos Bumlai (que seria muito amigo do ex-presidente Lula)", aponta o relatório da PGR sobre o depoimento de Camargo.Os três depoimentos de Camargo o grupo de trabalho do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, permaneciam em sigilo até hoje, e serviram de fundamento para o oferecimento de denúncia contra o peemedebista por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Brasil perde quase 158 mil vagas formais

Brasil perde quase 158 mil vagas formais, pior desempenho em 23 anos para julho


Reuters

Diante do mau desempenho da economia, o Brasil fechou 157.905 vagas formais de trabalho no mês passado, pior resultado para julho da série histórica iniciada em 1992, resultado muito aquém do esperado e vindo sobretudo do setor industrial e de serviços.
No acumulado do ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira, foram perdidos 494.386 empregos com carteira assinada no país, no dado com ajustes, revertendo quase 75 por cento das vagas abertas em igual período de 2014.
O resultado de julho foi pior que as expectativas de economistas ouvidos pela Reuters, cuja mediana apontava para o fechamento de 112 mil empregos no período. Em junho, haviam sido fechados 111.199 postos com carteira assinada, sem ajustes.
A elevada demissão líquida em julho foi provocada por grandes dispensas de trabalhadores na indústria da transformação (-64.312), serviços (-58.010), comércio (-34.545) e construção civil (-21.996). Apenas a agricultura registrou contratação líquida, de 24.465 trabalhadores, por motivos sazonais, segundo o ministério.
O acumulado do ano até julho, ainda segundo a pasta, foi a primeira vez da série histórica desse período (iniciada em 2002) que houve mais rescisões que admissões no mercado de trabalho formal.
Nos sete primeiros meses do ano, a indústria fechou 226.986 vagas, com ajustes; a construção civil eliminou 154.897 postos; o comércio dispensou 214.145 trabalhadores; enquanto o setor de serviços demitiu 11.648 pessoas. A agricultura abriu 110.037 vagas no período em termos líquidos e o setor público, 12.741 empregos.
O mercado de trabalho vem sofrendo com a atual conjuntura de economia em contração, inflação e juros elevados e instabilidade política, que tem abalado a confiança dos agentes econômicos.
Também no mês passado, a taxa de desemprego no Brasil saltou para 7,5 por cento em julho, maior nível em mais de 5 anos, em consequência do aumento de quase 10 por cento da população desocupada, informou na véspera o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O cenário econômico ruim deverá continuar. Na pesquisa Focus do Banco Central, economistas de instituições financeiras estimaram retração do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,01 por cento este ano, e alta do IPCA de 9,32 por cento.
(Por Luciana Otoni)

Romário garante que Neymar 'tem tudo' para ser melhor que Messi


Neymar Messi Barcelona Juventus Final Champions 06/06/2015© VI Images via Getty Images Neymar Messi Barcelona Juventus Final Champions 06/06/2015
Após ter um vídeo divulgado, na última semana, com alguns comentários sobre sua carreira e adversários, Neymar foi protagonista de uma matéria para a revista semanal da Fifa, divulgada nesta sexta. Em meio às avaliações sobre amizade e admiração no futebol, o jogador foi elogiado por Romário, entre outros, que defendeu a chance de o brasileiro ainda conquistar a Bola de Ouro.
"Ele tem tudo para ser melhor que o Messi. Messi já escreveu sua história com tudo que conquistou, e Neymar pode fazer o mesmo, até ganhar mais coisas no futuro. Quem vai saber quantas Copas do Mundo mais Messi poderá disputar? De qualquer forma, Neymar ainda terá chance de jogar muitos Mundiais", opinou Romário, tetracampeão do mundo em 1994 e atualmente senador pelo PSB-RJ.
Romário, dono da casa 11 da seleção durante grande parte da década de 1990, é um dos ídolos de Neymar, inclusive. "Sou um grande fã do Romário. Ele é um cara que eu gostaria muito de ter sido companheiro de time. O mesmo é verdade com Zidane. Com Ronaldo só tive uma chance de estar em campo, e foi na última partida dele pela Seleção. Desejava que tivéssemos mais chances para ter atuado juntos", comentou Neymar.
Assim como confirmou em vídeo divulgado na última semana, Neymar admitiu que sua maior referência no esporte, desde a infância, é Robinho, jogador que viu surgir no Santos quando era apenas um integrante das categorias de base, em 2002, então com dez anos de idade.
"Eu o admirava quando era garoto e aí tive a grande honra de jogar com ele não só no Santos como também na seleção", observou o atacante do Barcelona.
Ao falar sobre as amizades neste meio, o brasileiro citou a relação com Ganso, que ficou mais distante a partir da ida ao Barcelona, e com Daniel Alves, principal "parceiro" no elenco azul-grená.
"Eu era muito próximo do Paulo Henrique Ganso nos tempos de Santos, mas perdemos um pouco o contato com as mudanças de clube. Atualmente, Daniel Alves é um dos meus maiores companheiros", relatou.
Não o lateral, mas outro colega de Barcelona também teceu elogios ao desempenho de Neymar, que em sua segunda temporada da Europa já parece estar bem adaptado.
"Jogadores como Neymar precisam de uma proteção maior. Ele sofre 20 faltas por jogo, mas isso é algo que está debaixo da pele do jogador. No mais, Neymar é Neymar e não podemos esquecer que ele tem apenas 23 anos", lembrou Javier Mascherano, novo capitão do Barcelona.

'Renúncia não faz parte do meu vocabulário, e não fará', diz Cunha



São Paulo - Um dia depois de ser denunciado pelo Ministério Público Federal por corrupção e lavagem de dinheiro, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) reafirmou inocência e descartou, nesta sexta-feira, 21, a possibilidade de renunciar do cargo. "Renúncia não faz parte do meu vocabulário e não fará", disse o peemdebista, que participa de um evento organizado pela Força Sindical em São Paulo.
Ao afirmar que "não há a menor possibilidade" de antecipar o a saída do mandato na Câmara, que se encerra em 2016, Cunha disse que não vai usar o cargo para retaliar adversários. "Não vou retaliar quem quer que seja nem tampouco vou abrir mão de direitos e deveres", disse. "Estou absolutamente sereno e nada vai mudar minha forma de atuar", completou.
Cunha disse que é "absolutamente inocente" das acusações de receber propinas para facilitar a contratação de empresas para a construção de navios-sonda da Petrobrás, feitas formalmente nesta quinta pelo Ministério Público Federal. "Não há nenhuma prova contra mim nessas denúncias". E repetiu que considera "estranho" que seja ele o primeiro denunciado pela PGR, uma vez que há pelo menos 53 parlamentares investigados pela Operação Lava Jato.
Amigo. O presidente da Câmara está em São Paulo nesta sexta para participar de um evento organizado pela Força Sindical. Controlada pelo deputado Paulinho da Força (SDD-SP), um dos mais fiéis aliados de Cunha, a Força transformou o evento em um ato de desagravo a favor do peemedebista. Cunha foi aplaudido diversas vezes enquanto falava.
Ao chegar à sede do sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, o peemdebista foi recebido com gritos de "Cunha é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo" por trabalhadores ligados à Força. O local também foi decorado com faixas falando de pautas trabalhistas e também exaltando Cunha, associando-o à defesa dos trabalhadores.
Solidariedade. No discurso que antecedeu o de Cunha, Paulinho da Força disse, dirigindo-se ao peemdebista, que "você é a pessoa mais correta que eu já encontrei na vida". Paulinho também exaltou Cunha como a liderança brasileira que mais pode fazer pelos trabalhadores, em contraposição aos vetos presidenciais. ""Você tem coragem de enfrentar os poderosos. Tenho certeza que com sua liderança, vamos derrubar os vetos", disse em referência a propostas vetadas por Dilma Rousseff, como atrelar o reajuste de aposentadorias à correção do salário mínimo.
Em seu discurso, Paulinho disse que o País passa por uma das piores crises de sua história e falou do afastamento de Dilma como solução. "Se no ano que vem a gente tirar a Dilma e conseguir ter um presidente com uma grande coalizão, vamos crescer 3% e voltar à estaca zero", disse após prever que o PIB brasileiro vai cair 3% neste ano.
O parlamentar disse também que o Planalto tenta jogar a responsabilidade da crise no Congresso Nacional, mas que a oposição não vai permitir isso. "A oposição vai devolver, essa semana, a crise para dentro do Palácio do Planalto, onde sempre esteve. A crise é do PT, da Dilma e do Lula, eles que assumam sua responsabilidade." "Quem assaltou a Petrobrás foi a Dilma, o PT e o Lula", completou, em solidariedade a Cunha, mas sem citar a denúncia do procurador-geral Rodrigo Janot.
Manifestações de apoio. Antes de sua fala, Cunha foi exaltado por outras pessoas que compunham a mesa no auditório. Foi chamado de "grande herói" e teve sua "coragem" e "credibilidade" destacadas pelo deputado estadual do PSDB, Antonio Ramalho, o Ramalho da Construção. O deputado tucano falou em "limpar a corrupção" que assola o País, mas evitando qualquer relação com o presidente da Câmara, denunciado ontem ao STF.
"Dá pra governar sem popularidade, mas sem credibilidade é impossível", disse Ramalho em um recado à presidente Dilma. Ele também criticou medidas contra o governo que considera contrárias aos interesses dos trabalhadores.
Miguel Torres, presidente da Força Sindical, foi outro a reclamar das medidas do governo e se ressentiu do uso do termo "pauta bomba" para matérias com impacto orçamentário mas que, segundo ele, são essenciais para garantir os direitos dos trabalhadores.
Outras lideranças sindicais recomendaram a Cunha que "não se abata" e passaram recados de que o presidente da Câmara pode contar com apoio das classes que representam.