sábado, 19 de dezembro de 2015

Sintomas de gravidez mais comuns no primeiro trimestre



Gravidez é algo tão comum que achamos que já conhecemos todos os sintomas de gravidez decor e salteados, certo? Mas nem sempre isso ocorre. Por isso, separo os principais sintomas e a seguir, e explico como cada um deles afeta a mulher e por que eles ocorrem. 

Fim da menstruação

O endométrio, camada interna do útero se descama quando naquele mês não houve gestação, o que causa a menstruação. Se a mulher engravida, é no endométrio que o embrião irá se implantar e se desenvolver, portanto não ocorre esse sangramento mensal. Portanto, não menstruar é o primeiro e mais clássico sintoma de gravidez.
Qualquer sangramento durante a gestação é considerado anormal inicialmente e deverá ser investigado, pois pode ser uma ameaça de aborto nos primeiros meses da gravidez, lesões no colo do útero, descolamento de placenta, entre outros. Em algumas mulheres acontece um pequeno sangramento no momento da implantação do embrião, mas sempre que a mulher tiver qualquer sangramento deverá procurar o médico.

Enjoos

São esperados no início da gestação e na maioria das vezes, acontecem alguns episódios de vômitos. Os enjoos deixam de ser normais quando a gestante não consegue ao menos se alimentar, o que pode causar desidratação e desnutrição, que claro, prejudicam a gravidez e o bebê. Alguns casos é necessário até a internação da paciente para tratamento. 
O normal é que o sintoma de gravidez dure apenas durante o primeiro trimestre, ou no comecinho ou as 12 primeiras semanas. Se passar desse período, são casos mais graves que chamamos de hiperemese gravídica, que é a condição quando os enjoos e vômitos saem do controle, e que ainda é desconhecida. As teorias relacionam o problema às altas taxas hormonais, fatores psicológicos e atividades do estômago e intestino anormais nessas pacientes, entre outras. 
O tratamento irá depender da gravidade dos sintomas. A prevenção se dá através de um pré-natal com boa orientação sobre uma dieta fracionada, mais seca e pouco condimentada nos primeiros meses. Também é recomendado o uso de medicações para os enjoos e internação com medicações endovenosas em casos extremos, sob orientação médica. 

Dores e aumento nas mamas

No início da gestação começam a acontecer diversas mudanças em nosso organismo com o objetivo de adaptar o bebê que está crescendo em nossa barriga. Essas mudanças são causadas por aumento da taxa de hormônios femininos que desencadeiam uma série de reações em todos os órgãos do corpo. O principal hormônio da gestação é a progesterona, que provoca retenção de líquido e desconforto nas mamas, provocando seu aumento. Normalmente as mamas doendo serão um sintoma de gravidez no ínicio e depois no final mais perto do final, pois já pode iniciar a produção de leite.

Cólicas

As cólicas podem acontecer em graus variados de acordo com o limiar de dor de cada paciente e podem ser normais, devido ao crescimento do útero. Mas sempre que a mulher sentir cólicas ou dores pélvicas deve avisar seu médico, pois pode ser sinal de infecção de urina, por exemplo, entre outros problemas. Elas podem ocorrer a gravidez toda, mas o terceiro trimestre costuma ser mais intenso.

Tonturas e sonolência

Esses sintomas de gravidez podem acontecer devido às mudanças naturais que acontecem em todo o sistema cardiovascular da mulher. Apesar de mais comuns no começo da gestação, tanto a sonolência quanto as tonturas também podem aparecer no terceiro trimestre.
© Fornecido por Minha Vida
As principais alterações no sangue induzidas pela gravidez incluem um aumento no trabalho do coração, retenção de sódio e água (levando a expansão do volume de sangue) e diminuição da pressão arterial sistêmica. Essas mudanças começam no início da gravidez, atingindo o seu auge durante o segundo trimestre, e, em seguida, mantem-se relativamente constantes até o parto. Elas contribuem para o crescimento ideal e desenvolvimento do feto e ajudar a proteger a mãe contra os riscos de parto, tais como hemorragia. Mas podem causar alguns inconvenientes como tontura, mal estar, cansaço, sono, principalmente no primeiro trimestre. 
Acho importante que sempre sejam notificadas ao seu obstetra, pois no caso de não melhorarem ou forem intensas, o ideal é fazer uma investigação para detectar outros tipos de problemas mais graves, como labirintite e outros.

Azia e prisão de ventre

O funcionamento do trato gastrointestinal durante a gestação também se modifica para se adaptar ao bebê. Em geral, o transito intestinal ficará mais lento, e pode acontecer azia, sintomas de refluxo e também é comum o intestino preso. Esses sintomas podem incomodar e causar complicações a depender da sua intensidade. Então é sempre importante avisar seu obstetra para orientação quanto a dieta fracionada, variada, rica em fibras e ingestão abundante de líquidos. E se necessário o uso de medicações para alivio dos sintomas. Eles aparecem no começo, mas são maiores no final, quando o sistema digestivo começa a ser comprimido pelo útero.

Fome toda hora

Por conta das mudanças no funcionamento do trato gastrointestinal, a gestante não deve ingerir grandes quantidades de comida, até porque, irá se sentir desconfortável se abusar. O ideal é que coma pequenas porções a cada 3 horas pelo menos, pensando sempre na alimentação balanceada e saudável. 
Não há comprovação científica da relação dos desejos alimentares (um dos mais famosos sintomas de gravidez), no entanto, se forem desejos que não prejudiquem a mulher nem o bebê, podem ser atendidos com moderação. O normal é que a mulher comece a sentir mais fome depois que os enjoos passarem.
Alimentos ácidos como limão, laranja, abacaxi, aliviam os enjoos, então é comum nessa fase a predileção por esses alimentos.

Mudança no bico dos seios

A mama como um todo irá ficar mais volumosa ao longo da gestação e o bico crescerá também mais perto do final da gravidez, mas tudo isso faz parte da adaptação e preparo para a amamentação. O importante nesse tópico é saber que independentemente do tipo de bico, inclusive os invertidos, a mulher poderá amamentar normalmente se receber a orientação adequada. 

Inchaço no corpo (edemas)

Um pouco de inchaço é normal e ele vai aumentando progressivamente com o passar da gestação. A circulação do organismo como um todo está mudada e o retorno de sangue das pernas para o coração é dificultado pela compressão feita pelo próprio útero nas principais veias do organismo.
Muitas vezes um inchaço maior e excessivo pode ser sinal de pré-eclâmpsia, por exemplo. Mas isso deve ser averiguado e detectado pelo seu médico, ao fazer a consulta de pré-natal.

Vontade de fazer xixi

No começo a mulher sentirá que quer urinar um pouco mais que o normal. Com o tempo, o útero irá comprimir a bexiga e a capacidade de armazenamento de urina se torna menor a cada mês. Portanto, a mulher grávida precisará ir ao banheiro mais frequentemente. A progesterona também provoca alterações no funcionamento do trato urinário. 
O aumento da frequência de micções pode ser sinal de infecção de urina também, que é uma das infecções mais frequentes na gestante, então sempre avise seu médico. E fique atenta a outros sintomas como dor para urinar, febre, entre outros.

Cloasma

Além das mudanças internas no corpo, acontecem mudanças externas também, causadas pelo aumento das taxas hormonais. Entre elas temos algumas mudanças na pele, que podem ser ou o aumento da pigmentação em algumas áreas do corpo, ou o surgimento de manchas nas maçãs do rosto, o chamado cloasma gravídico. Esse último sintoma tende a regredir após a gravidez, mas se for intenso pode deixar manchas. A recomendação é proteção solar intensa. 

Lula diz que 'por benefícios' delatores acusam Vaccari



[caption id="attachment_15568" align="aligncenter" width="535"] Vaccari. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados[/caption]O ex-presidente Lula fez à Polícia Federal uma defesa enfática do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto - preso desde abril e condenado na Operação Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro. Lula disse à PF, em depoimento na quarta-feira, 16, que atribui as acusações de delatores a Vaccari aos benefícios recebidos. Ele disse, ainda, que 'teve uma conversa reservada', em 2011, com o empreiteiro Ricardo Pessoa, que chefiava o clube vip do cartel de empreiteiras que se apossaram de contratos bilionários na Petrobrás. Segundo Lula, na ocasião, Pessoa o convidou para fazer 'uma palestra'.Mesmo acuado, Vaccari permanece em silêncio. Por meio de sua defesa ele nega recebimento de propinas e a arrecadação de valores ilícitos para sua agremiação. Também não parece disposto a fazer delação premiada. Lula afirmou que 'não acredita' que o PT tenha recebido valores equivalentes a 2% de contratos fraudulentos na Petrobrás, como afirmou o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa.[caption id="attachment_25404" align="aligncenter" width="454"] Lula. Foto: Reuters[/caption]Lula relatou que conheceu Vaccari quando este presidia o Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo e que sua relação com o ex-tesoureiro no partido 'foi pequena, posto que em 1996 o declarante deixou a presidência do PT'."Soube pela direção do partido que Vaccari fez um excelente trabalho à frente da Tesouraria do PT", declarou Lula no inquérito que investiga organização criminosa envolvendo parlamentares de vários partidos supostamente beneficiados com propinas do esquema na Petrobrás que a Lava Jato derrubou. "Todos os membros da direção do partido, inclusive seu presidente, Rui Falcão, declararam a qualidade do trabalho desempenhado por Vaccari no comando da Tesouraria do PT."[veja_tambem]Lula disse que tinha uma relação de amizade com Vaccari, mas não se encontrava com ele 'com grande frequência, às vezes passando meses sem vê-Io'. Ao longo de seus oito anos na Presidência, Lula diz que 'não teve qualquer encontro reservado com Vaccari'."Não crê na afirmação de Paulo Roberto Costa de que 2% do valor dos contratos celebrados na Diretoria de Abastecimento da Petrobrás eram carreados para o Partido dos Trabalhadores por meio de Vaccari', afirmou o ex-presidente à PF.Paulo Roberto Costa falou sobre os 2% em sua delação premiada, que lhe garantiu, inicialmengte, prisão domiciliar, agora a liberdade. Lula disse que 'atribui tal afirmação (de Paulo Roberto) aos benefícios que a colaboração premiada dá ao delator'.Sobre outro delator, o ex-gerente de Engenharia da Petrobrás Pedro Barusco, Lula disse que 'não o conhece'. Também atribui 'aos benefícios concedidos pela colaboração premiada' as afirmações de Barusco de que porcentual do valor dos contratos celebrados pela Diretoria de Serviços eram destinados ao Partido dos Trabalhadores por meio de Vaccari.A PF questionou Lula sobre o empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia, que também virou delator e, em troca, foi para casa. Pessoa disse que repassou valores para a campanha de Lula. "Que deve ter conhecido Ricardo Pessoa em alguma inauguração ou em um dos muitos eventos com empresários dos quais participou; que somente em 2011 esteve de maneira reservada com Ricardo Pessoa, quando o mesmo foi ao Instituto Lula convidar o declarante para proferir uma palestra em uma empresa do próprio Ricardo Pessoa; que não possuía relação de amizade com Ricardo Pessoa.""Que a contratação para a palestra foi feita pela UTC, porém, o declarante não se recorda se a palestra foi realizada na sede da UTC; que foi contratado para dar palestra para a UTC apenas uma vez; que não crê na afirmação de Ricardo Pessoa de que realizou o pagamento de vantagens indevidas para o PT por meio de Vaccari; que atribui esta afirmação de Ricardo Pessoa ao seu intuito de obter beneficios por meio da colaboração premiada; que, indagado a que atribui a condenação em primeira instância de Vaccari, o declarante afirma que a mesma se deve às delações premiadas; que a condenação de Vaccari não é definitiva e que acredita que o mesmo será absolvido."Lula disse que 'não acredita que Vaccari tenha obtido vantagens indevidas a partir dos contratos celebrados pela Petrobrás, uma vez que era conhecedor da legislação'.Lula disse acreditar que 'as acusações feitas contra João Vaccari Neto, são na verdade resultados dos benefícios referentes às delações dos diversos colaboradores da Operação Lava Jato'.

Venda de rádio de Cunha é investigada



RIO - Três organizações da sociedade civil são autoras de representação contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), feita ao Ministério Público Federal (MPF) do Rio por ele ser sócio da Rádio Satélite Ltda., de Pernambuco. As instituições citam o artigo 54, que proíbe deputados e senadores de firmar ou manter contrato com concessionárias de serviço público, como são as empresas de radiodifusão.
Cunha diz ter vendido a rádio em 2007, mas seu nome consta como sócio nos registros oficiais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério das Comunicações.
A pasta informou que a venda ocorreu sem sua autorização, obrigatória no caso de emissoras de rádio e TV. Segundo o ministério, o pedido para “realizar alteração contratual” foi protocolado em 12 de abril de 2011 – quatro anos após a venda – e “o processo ainda está em análise”, sem prazo para conclusão.
A sociedade na Rádio Satélite não consta da declaração de bens de Cunha enviada à Justiça Eleitoral. A assessoria do presidente da Câmara diz que a venda seguiu os procedimentos legais e foi informada na declaração de renda do deputado de 2007. Portanto, não poderia estar na lista de bens de Cunha. Segundo a assessoria, não há irregularidade no negócio. A notícia da sociedade de Cunha na Rádio Satélite foi publicada pela Revista Época na semana passada.
O MPF do Rio informou que a representação está em análise pela procuradora Marylucy Santiago Barra, do Ofício do Patrimônio Público e Social.
Sócios. Além de Cunha, os sócios da Satélite, voltada para o público evangélico, registrados na Anatel são o pastor Everaldo Pereira, da Assembleia de Deus, candidato do PSC à Presidência da República em 2014, e o ex-deputado e dono da Rádio Melodia, também evangélica, Francisco Silva, da Igreja Sara Nossa Terra, amigo do presidente da Câmara e responsável pela conversão dele à religião evangélica. A convite de Silva, Cunha chegou à Sara Nossa Terra. No começo deste ano, ele ingressou na Assembleia de Deus.
O pastor Everaldo informou que a venda da rádio foi feita em 9 de abril de 2007 e declarada no Imposto de Renda dos três sócios. “O problema é que até hoje o Ministério das Comunicações não fez o registro da venda. Nós fizemos tudo de acordo com as exigências legais”, afirmou o político. Segundo ele, a venda foi um “negócio normal” em decisão tomada pelos sócios, que compraram a rádio em 2005. O comprador, informou Everaldo, foi Romildo Ribeiro Soares, o R.R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus. O Estado não conseguiu contato com R.R. Soares.
A representação ao Ministério Público foi feita pela Intervozes, pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pela organização Artigo 19. Na representação, as denunciantes pedem em o MPF tome medidas para cancelar a transferência acionária da Satélite, se a venda de fato foi efetivada, com devolução dos valores aos cofres públicos. Solicitam ainda que a Procuradoria regional tome providências para cancelar a permissão de radiodifusão da rádio – seja pela venda supostamente irregular ou pelo fato de ter um parlamentar como sócio -; a realização de nova licitação para o funcionamento da emissora e a responsabilização da União pela falta de fiscalização do serviço público de radiodifusão.

Eduardo Cunha cita repasse de R$ 5 milhões a Michel Temer



© Fornecido por Notícias ao Minuto
Segundo informações contidas em uma das manifestações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, e reunidas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), teria recebido R$ 5 milhões do dono da OAS, José Adelmário Pinheiro, o Leo Pinheiro, um dos empreiteiros condenados em decorrência do escândalo da Petrobras.
A Informação fundamentou as buscas da Operação Catilinárias, realizada na última terça-feira (15).
De acordo com a Folha de S.Paulo, a informação do pagamento foi mencionada em uma troca de mensagens entre Leo Pinheiro e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em que o deputado reclama que o empreiteiro pagou a Temer e deixou "inadvertidamente adiado" o repasse a outros líderes peemedebistas.
"Eduardo Cunha cobrou Leo Pinheiro por ter pago, de uma vez, para Michel Temer a quantia de R$ 5 milhões, tendo adiado os compromissos com a 'turma'", afirmou Janot.
A conversa estava armazenada no celular do dono da OAS, apreendido em 2014.
Em resposta, Michel Temer enviou à Folha de S.Paulo extrato de cinco doações da OAS ao PMDB declaradas à Justiça Eleitoral entre maio e setembro de 2014, totalizando valor semelhante ao citado por Pinheiro, ou R$ 5,2 milhões.

STF quebra sigilos bancário e fiscal de Renan Calheiros, diz revista



BRASÍLIA - Poupado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de ver seu nome na lista de buscas e apreensões da Operação Catilinárias, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) teve seus sigilos fiscal e telefônico quebrados a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). A ação cautelar, que corre em segredo de Justiça, determina a abertura dos dados do senador entre 2010 e 2014. A informação foi divulgada pela revista Época.
Os pedidos de afastamento de sigilo teriam como base a suspeita de que Transpetro firmou contrato superfaturado, no valor de R$ 240 milhões, para a construção de 20 comboios de barcaças em agosto de 2010 para abastecer o diretório do PMDB de Alagoas, presidido por Renan. Na ocasião, a empresa, uma subsidiária da Petrobrás, era comandada por Sérgio Machado, apadrinhado do presidente do Senado e alvo da operação de busca e apreensão da última terça-feira (15).
Conforme dados de prestação de contas no Tribunal Superior Eleitoral, ao menos duas empresas que faziam parte do consórcio sob suspeita fizeram doações de R$ 400 mil ao diretório do PMDB de Alagoas que, por sua vez, abasteceu a campanha de Renan ao Senado em 2010. Na ocasião, Renan arrecadou R$ 5,4 milhões.
O advogado Eugênio Pacelli, que defende o presidente do Senado nas investigações da Lava Jato, disse que não foi oficialmente informado sobre a decisão da quebra de sigilo e que ela causa "indignação". "Gostaria de registrar a perplexidade da defesa", afirmou. O advogado, que está de férias em Pipa (RN), disse que estava sendo comunicado da decisão pela imprensa. "Como vocês estão noticiando, desconfio que essa informação seja verdadeira. E se for causa indignação", afirmou.
Em meados de maio, quando o Estado revelou que a Polícia Federal havia encaminhado pedido para quebrar os sigilos bancário e fiscal de Renan, o próprio presidente do Senado havia autorizado sua defesa a entregar ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, esses dois sigilos e ainda o telefônico. "Estou entregando ao ministro Teori (os meus sigilos), ele não precisa sequer despachar, todos os meus sigilos sem exceção", anunciou o peemedebista, na ocasião. A reportagem tentou contato com ele neste sábado por telefone, sem sucesso.
Para o advogado de Renan, o pedido da PGR surpreende porque passa a impressão de que houvesse alguma resistência por parte do parlamentar de obstruir as investigações. "É por isso que causa surpresa. A PGR fazer um pedido desses como se houvesse alguma resistência", disse.
Quando ofereceu a abertura de seu sigilo, Renan afirmou que era preciso deixar "as coisas claras". Ele repetiu sua fala de que o homem público tem que prestar contas de tudo o que faz e destacou que tem se colocado à disposição. Disse ainda já ter dado seus esclarecimentos. "Sou responsável pelos meus atos", disse.
Machado. Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, citado no despacho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, que autorizou a quebra do sigilo do presidente do Senado, Renan Calheiro (PMDB), nega que tenha cometido irregularidades no período em que esteve à frente da subsidiária da Petrobrás. Em comunicado, Machado afirma que a licitação questionada pelo STF foi "competitiva e transparente".
Ao justificar a quebra do sigilo bancário, o ministro destacou a doação de dinheiro à campanha de Renan feita por sócios do consórcio Rio Maguari, vencedor da concorrência lançada em agosto de 2010 pela Transpetro para a construção de 20 comboios de barcaças. Na nota, Machado afirma que "a equipe técnica do Tribunal de Contas da União (TCU), a pedido do Ministério Público Federal, atestou a lisura do procedimento licitatório", citado por Zavascki.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Papa aprova canonização de madre Teresa de Calcutá


<p>As análises sucessivas do caso revelaram a cura da patologia cerebral em curto espaço de tempo e sem sequelas.</p>© Fornecido por Notícias ao…
O papa Francisco assinou nesta quinta-feira (17) o decreto que autoriza a canonização da madre Teresa de Calcutá, o que deverá ocorrer em setembro, informou o diário católico Avvenire.
O jornal informou que a canonização da beata Teresa de Calcutá será pública em fevereiro, durante o Consistório Ordinário, e que ela será feita santa em 4 de setembro de 2016, no âmbito do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia.
A canonização ocorre depois de a Igreja Católica ter aprovado por unanimidade a “cura extraordinária” de um brasileiro em 2008, que se encontrava em fase terminal por graves problemas cerebrais.
O "milagre" ocorreu em dezembro daquele ano, quando o doente, em coma, ia ser operado, mas devido a problemas técnicos a intervenção cirúrgica teve de ser adiada por meia hora.
Ao voltar à sala de operações, segundo o jornal Avvenire, o médico encontrou o doente sentado, desperto, perfeitamente consciente e a perguntar o que fazia ali.
O médico explicou, durante a fase de estudo do suposto milagre, que “nunca viu um caso como esse” e que todos os doentes com os mesmos problemas, que passaram por ele em 17 anos de profissão, tinham morrido.
As análises sucessivas do caso revelaram a cura da patologia cerebral em curto espaço de tempo e sem sequelas, o que levou o brasileiro a retomar sua vida.
As provas obtidas durante o processo de estudo do caso mostram que as pessoas próximas do doente - de quem a esposa era devota - rezaram muito a Madre Teresa.
A Ordem das Missionárias da Caridade, fundada por ela, celebrou hoje, na cidade indiana de Calcutá, o anúncio da canonização. "Estamos muito felizes e agradecidas. Soubemos da notícia esta manhã", disse à agência Efe a porta-voz da congregação em Calcutá, irmã Christie.
Inês Gonxha Bojaxhiu, nome de Madre Teresa, nasceu em 26 de agosto de 1910 em Skopje, capital da atual república da Macedônia, na comunidade albanesa. Ela foi beatificada em 2003, depois de o Vaticano ter reconhecido como um milagre a cura de um tumor no abdômen de uma mulher indiana.
Durante meio século, madre Teresa desenvolveu um trabalho social em Calcutá com as Missionárias da Caridade. Em 1979, foi distinguida com o Prêmio Nobel da Paz.
As Missionárias da Paz contam hoje com cerca de 4.500 religiosas, que trabalham em mais de 130 países na assistência aos pobres e doentes.
Teresa de Calcutá morreu em 5 de setembro de 1997, aos 87 anos, na sede da congregação, onde morava. Com informações da Agência Brasil.

Brasil enviou zika vírus para a Itália



© Fornecido por Notícias ao Minuto
Dois meses antes de o governo brasileiro confirmar, através do Ministério da Saúde, a circulação do zika vírus no país, o Brasil acabou por exportar o vírus para a Itália, em março, através de um morador de 60 anos que passou 12 dias em Salvador (BA) de férias.
Pesquisadores do país europeu publicaram um estudo no períodico "Eurosurveillance", especializado em epidemiologia, vigilância e prevenção, de acordo com a Folha de S. Paulo. Ao retornar à Florença, sua cidade Natal, o homem apresentou quadro de febre de até 38º, manchas vermelhas pelo corpo, conjuntivite e fraqueza após quatro dias. Testes para dengue, febre amarela, chikungunya, parvovírus e zika vírus foram realizados no doente, por conta do quadro apresentado e da viagem a uma região endêmica. Os resultados detectaram zika e os sintomas desapareceram após uma semana.
A pesquisa reforça as suspeitas de especialistas brasileiros, que já desconfiavam da presença do zika vírus antes de sua identificação. "Esse trabalho (italiano) é ótimo. Mostra que em março o vírus já circulava na Bahia, exatamente como nosso grupo havia demonstrado", alega o virologista Gubio Soares, da UFBA.

Supremo encerra oficialmente julgamento sobre impeachment




Plenário do STF: Plenário do Supremo Tribunal Federal© Fornecido por Estadão Plenário do Supremo Tribunal Federal
Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) oficializou na manhã desta sexta-feira, 18, o fim do julgamento sobre rito do impeachment na Corte. Os ministros fizeram na sessão desta manhã a leitura da ata, que resume a decisão tomada na quinta. O texto será publicado em edição extra do Diário de Justiça deste sábado.
Na quinta, por maioria, os ministros da Corte admitiram a tese governista de que a Câmara apenas autoriza o andamento do processo, mas a decisão não vincula a instauração do impeachment no Senado. Pela decisão, somente a aprovação por maioria simples dos senadores instaura o procedimento, o que geraria afastamento de Dilma do cargo por 180 dias. Os ministros também derrubaram a eleição que formou Comissão Especial sobre o tema na Câmara com maioria pró-impeachment.
O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, disse nesta manhã que a decisão traz estabilidade para o processo de impeachment. "O Supremo resolveu as principais questões que poderiam suscitar judicialização. Evidentemente a judicialização é um elemento que sempre pode estar presente, não dá para antecipar. O que o STF fez foi resolver os principais gargalos, dando mais tranquilidade para processo correr sem judicialização", afirmou Adams.
Ainda cabe um tipo de recurso à decisão do STF, os chamados embargos de declaração. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deve definir nos próximos dias se apresenta o recurso. Ainda que o peemedebista decida por recorrer, o rito do impeachment permanece definido pelo Supremo, porque os embargos de declaração não têm efeito para suspender de pronto a decisão já tomada.

Lula diz que partidos indicaram ex-diretores investigados



BRASÍLIA - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em depoimento à Polícia Federal que os diretores da Petrobrás alvos da Operação Lava Jato não foram escolhidos por ele, mas pelos partidos políticos que apoiaram o seu governo. Na versão do petista, coube a ele apenas indicar formalmente os nomes ao Conselho de Administração da estatal, que os referendou. O ex-presidente foi ouvido na última quarta-feira, na condição de “informante”, em inquérito que apura suposta formação de quadrilha por políticos de PP, PT e PMDB para desviar recursos da companhia.
Os investigadores questionaram o ex-presidente sobre o processo de indicação e nomeação dos executivos da Petrobrás e também a respeito de suas relações com o pecuarista José Carlos Bumlai. Atualmente preso em Curitiba, o empresário confessou ter tomado, em seu nome, empréstimo de R$ 12 milhões no banco Schahin para o caixa 2 do PT – o valor nunca foi pago. Lula confirmou ser amigo de Bumlai, mas disse desconhecer suas atividades.
O relato sobre as declarações de Lula foi feito ao Estado por uma das pessoas que acompanharam o depoimento. A defesa do ex-presidente e a Polícia Federal não se pronunciaram sobre o conteúdo do depoimento.
Ainda sobre as indicações para a Petrobrás, o ex-presidente afirmou que, como não havia na época suspeitas de corrupção envolvendo os nomes indicados pelos partidos, coube a ele indicá-los para o conselho da Petrobrás, o que seria um processo normal. A ele foi informado que eram funcionários de carreira da estatal
Em tese, as indicações para o alto escalão das estatais passam pelo crivo de órgãos de controle interno, como Agência Brasileira de Inteligência (Abin), aos quais cabe verificar se há histórico desabonador sobre o pleiteante. Lula afirmou que não tinha relação de intimidade com os diretores investigados. Contou que apenas José Eduardo Dutra (morto em outubro deste ano), que foi diretor-presidente de janeiro de 2003 a julho de 2005, foi uma escolha pessoal.

Barbosa assumirá Fazenda para resgatar discurso sobre crescimento, e não apenas fiscal


Reuters

Nelson Barbosa (à dir.) assume vaga e Joaquim Levy no ministério da Fazenda.© Foto: Reuters Nelson Barbosa (à dir.) assume vaga e Joaquim Levy no ministério da Fazenda.
Por Lisandra Paraguassu
Numa clara sinalização de que quer fazer mudanças na política econômica, a presidente Dilma Rousseff escolheu Nelson Barbosa para assumir o comando do Ministério da Fazenda, substituindo Joaquim Levy, que ficou na pasta por apenas um ano.
Barbosa é atualmente o ministro do Planejamento e vai trocar de pasta com o objetivo de ampliar o discurso sobre a necessidade de organizar as contas públicas para incluir também esforços voltados ao crescimento e resgatar a confiança de empresários e famílias.
Dilma, numa solução caseira, também decidiu que o atual ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, assumirá o Planejamento no lugar de Barbosa. Os ministros assumem as novas pastas no início da próxima semana.
A saída de Levy havia sido acertada para um pouco mais tarde, mas a presidente resolveu acelerar o processo porque o ministro começou a dar sinais públicos de que estava deixando o governo. Desagradou Dilma também o fato de Levy ter trabalhado nos bastidores contra a meta de superávit primário mais flexível em 2016.
Na véspera, o Congresso aprovou uma meta menor, de 0,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), ante 0,7 por cento defendida por Levy, mas barrou a possibilidade de descontos, como inicialmente queria o Executivo.
Enquanto Barbosa queria reduzir o objetivo e abrir a possibilidade de abatimento --que, na prática, zeraria a meta--, Levy defendia que ela não deveria ser mexida, reforçando seu discurso basicamente voltado para a área fiscal.
Segundo uma fonte do governo, o discurso de Levy voltado apenas para ajustes fiscais não agradava mais a presidente, que quer também declarações voltadas para o crescimento.
Por meio da sua assessoria de imprensa, o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, argumentou que a mudança de ministro da Fazenda não significa o fim do ajuste fiscal, e que o governo vai insistir em concluir a votação das medidas que estão no Congresso e na aprovação da CPMF em 2016. Também afirmou que o governo dará continuidade às reformas necessárias à economia.
Diante do constante vaivém do alvo da economia para pagamento dos juros da dívida pública, o Brasil perdeu o grau de investimento pelas agências de classificação de risco Fitch e Standard & Poor's.
A ida de Barbosa para o Ministério da Fazenda não agradou os mercados, que acreditam que o ajuste fiscal pode ser colocado de lado. A Bovespa despencou quase 3 por cento, enquanto que o dólar futuro saltou 2,5 por cento sobre o real.
"Já se imaginava que a reação do mercado seria ruim. Mas o que se diz do ministro é errado. Não se vai abandonar o ajuste fiscal, que é essencial para o país", afirmou uma outra fonte do Palácio do Planalto, sob condição de anonimato.
Levy chegou a admitir pela manhã, durante café da manhã com jornalistas, que havia conversado com a presidente Dilma sobre sua saída do governo.
Segundo o Palácio do Planalto, assume interinamente como Ministro da CGU, Carlos Higino Ribeiro de Alencar.

O povo de Potiraguá se manifesta e a EMBASA PROCURA SOLUCIONAR O PROBLEMA DA ÁGUA POTIRAGUÁ X ITARANTIM.... parabéns munícipes.

Até que enfim EMBASA envia bomba para AMPLIAR o abastecimento em Potiraguá.
Prefeito Luiz Soares garante que assim que normalizar o abastecimento em Potiraguá, concedera a EMBASA a voltar fornecer água a vontade para Itarantim.

Na manhã desta sexta-feira (18/12), chegou ao município de Potiraguá, caminhão da EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A., onde o prefeito Luiz Soares e o vereador Gegel (PRB) com Martan, Chefe do escritório da Embasa em Potiraguá, receberam a nova bomba que deve ampliar o abastecimento de 40 mil metros cúbicos para 60 mil metros cúbicos por hora. Essa foi uma das promessas do Sr. Robério, assistente de saneamento da EMBASA, não cumprida no tempo determinado, que fez a comunidade exigir do prefeito Luiz Soares fazer barreira que impedisse os caminhões pipa de captar água para levar a cidade de Itarantim.

A comunidade fez diversas fogueiras e acumulou pneus caso a empresa invadisse o local de capitação da água em Potiraguá. Logo, os Pipeiros ao ver a revolta dos moradores se dispersaram.

 Vale lembrar que o maquinário que abastece Potiraguá está ultrapassado, há muitos anos passa por uma crise no abastecimento, principalmente em datas comemorativas, como é o caso do Natal, São João e no aniversário da cidade (pelo município receber diversos visitantes, a ponto da tv Bahia fazer reportagem a nível regional da crise hídrica que a cidade passa).

 Com a estiagem, agravou ainda mais os problemas, a ponto da cidade vizinha Itarantim, também precisar utilizar da captação de Potiraguá, a mesma se tornou pouca para essa demanda. 
A população de Potiraguá revoltada, exigiu que o prefeito autorizasse ao Sec. de Obras que na noite desta quinta-feira (17/12), fizesse uma barreira impedindo o acesso dos caminhões pipa da EMBASA  ao local que faz a coleta. A comunidade fez uma barricada de pneus e madeira com a finalidade de fazer uma fogueira e outros falavam em esvaziar os pneus dos caminhões.


ENTENDA MAIS UMA VEZ A  SITUAÇÃO
Na manhã desta quinta-feira (17/12), a comunidade de Potiraguá foi surpreendida com 10 caminhões pipas que vinheram com a finalidade de captar água tratada para a população
de Itarantim que esta sofrendo com a estiagem, após barragem do Rio Jundiá secar, impossibilitando a captação do volume total necessário para atender a demanda.
Esses 10 caminhões fizeram média de 4 viagens ao dia, levando um total de 400 mil metros cúbicos. A previsão para o dia seguinte era chegar mais cinco, totalizando 15 carros pipas. 

O prefeito Luiz Soares um dia seguinte já tinha reunido com o Sr. Robério, assistente de saneamento da EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A., juntamente com o vereador Gegel (PRB) e do secretário de Obras e Serviços Urbanos, Ziquinha, onde prometeu que o sistema de abastecimento vai operar 3 horas a mais por dia e a principal alteração seria a troca na manhã seguinte da bomba atual 40x10, que capta 40 mil litros cúbicos por hora, por uma bomba sapo 60x15, muito mais potente, que capta 60 mil litros cúbicos por hora.


Porem a bomba até o momento não chegou, deixando diversos pontos da cidade sem uma gota de água. Não queremos deixar Itarantim sem o abastecimento, que os mesmos carros pipas também abasteçam Potiraguá. Que a EMBASA amplie seu sistema de abastecimento para que possamos sim conceder  água a vontade a todos que necessitam. Mas enquanto isso, deveria os carros pipas trabalhar dia e noite para levar água do rio pardo para a estação de tratamento de Itarantim, assim amenizaria a falta de Potiraguá e abasteceria Itarantim.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Cunha tinha dois boletins de ocorrência sobre ex-relator do Conselho de Ética


Agência O Globo

No pedido de afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o Ministério Público Federal afirma que dois boletins de ocorrência relacionados ao deputado Fausto Pinato (PRB-SP), ex-relator do caso de Cunha no Conselho de Ética, foram apreendidos, um deles no paletó do peemedebista e outro no escritório de Cunha. O segundo documento tratava de uma briga com agressão física envolvendo Pinato.
“O interesse do EDUARDO CUNHA possivelmente era conhecer a extensão de fatos supostamente desonrosos envolvendo o Deputado Fausto Pinato para que pudesse, de alguma maneira, constrangê-lo caso levasse adiante o intento de prejudicar o EDUARDO CUNHA junto ao Conselho de Ética”, diz o Ministério Público, depois de mencionar que Pinato estava envolvido em um possível “cometimento de contravenção penal de vias de fato”.
Já o boletim de ocorrência encontrado no paletó de Cunha “se refere ao crime de ameaça supostamente praticado em desfavor do ex-relator do processo instaurado em face do EDUARDO CUNHA no Conselho de Ética” . Pinato havia relatado em entrevista à “Folha de S. Paulo” que teria sido ameaçado em um aeroporto.
“O fato de o EDUARDO CUNHA guardar cópia deste boletim demonstra interesse incomum por um fato ocorrido a um terceiro que não é pessoa de sua estreita proximidade. O interesse só se justifica se as supostas ameaças dirigidas ao ex-relator do Conselho de Ética tiverem origem em ações preordenadas pelo EDUARDO CUNHA, o que é bastante plausível, considerando que o Deputado Fausto Ruy Pinato manifestou-se favorável à abertura do processo em face de EDUARDO CUNHA. Nesta hipótese, é natural que o EDUARDO CUNHA queira acompanhar de forma mais atenta as declarações do Deputado Fausto Pinato relativo ao crime de ameaça. Esse documento apreendido certamente reforça a suspeita em torno da atuação do EDUARDO CUNHA para pressionar o então relator do seu processo no Conselho de Ética”, diz o Ministério Público.

Dilma Rousseff e Michel Temer são notificados para defesa no TSE



 
© Fornecido por Notícias ao Minuto
Maria Thereza de Assis Moura, ministra relatora no TSE da ação que propõe a cassação da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer, voltou ao TSE ontem no meio da noite para disparar a citação da dupla, do PT e do PMDB. Segundo o colunista de "O Globo", Lauro Jardim, Maria Thereza já estava em casa quando soube que a Procuradoria Geral Eleitoral havia devolvido o processo ao TSE.
A partir da notificação dos réus, começa a correr o prazo de sete dias corridos para a apresentação da defesa.
Como o recesso do Judiciário começa no sábado e os prazos processuais ficam suspensos durante o recesso, o prazo só terminará no início de fevereiro — os tribunais retomam o trabalho em 1º de fevereiro.

STF derruba chapas avulsas, dá autonomia a Senado e determina votação aberta


Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF), na sessão de julgamento sobre a validade das normas que regulamentam o processo de impeachment deflagrado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), contra a presidente Dilma Rousseff, definiu hoje (17) que o Senado tem autonomia para decidir sobre o processo, que a votação para eleição da comissão especial do impeachment na Câmara deveria ter sido aberta, se posicionou contra as chapas avulsas para formação da comissão e que a presidenta Dilma Rousseff não tem o direito de apresentar defesa prévia antes da decisão individual do presidente da Câmara.
O acolhimento do processo de impeachment na votação do Senado será por maioria simples.
A maioria dos ministros seguiu o voto divergente do ministro Luis Roberto Barroso, que, diferentemente do relator, Edson Fachin, considerou inaceitável a eleição de chapa avulsa, formada por deputados oposicionistas, e eleita por voto secreto. Para Barroso, a candidatura é constitucionalmente inaceitável.

Ladrões invadem fazenda e roubam gado em Potiraguá

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Na manhã desta quarta-feira (16/12), mais um fazendeiro teve sua propriedade roubada em Potiraguá-Ba. 

Desta vez, foi o Sr. Manoelito Arruda de Amaral, que teve diversos animais furtados da fazenda próxima à sede do município. O conforto disso tudo é que os bandidos deixaram dois cavalos, (cavalos estes da fazenda vizinha) que acredita-se que foi usado para tocar os animais.

Vale lembrar que a 16 dias atrás, na segunda-feira, (30/11), Dona Fiinha teve sua propriedade pela segunda vez na quinzena também roubada, sendo essa vizinha da fazenda acima mencionada.
Conforme matéria abaixo:
Fazenda é roubada e gado é levado por quadrilha em Potiraguá

A Polícia Civil de Potiraguá, sob o comando do delegado Eder Nogueira, titular de Itarantim e substituto de Potiraguá, tomou frente nas investigações à procura de suspeitos de
integram uma quadrilha que teria roubado nesta madrugada de segunda-feira, (30/11), a fazenda de Dona Fiinha. O grupo teve como alvo principalmente o gado da propriedade.
Já é a segunda vez nesse mês, que a fazenda Palmeira, sob o condomínio dos Camamengos, onde tem um policial da rodoviária federal, um policial militar e outro da policia civil foi assaltado. Tanto na primeira vez, quanto na segunda foi levado quatro animais, totalizando oito.
Os animais da raça mestiço, média de 5 a 6 arrobas, foram levados ainda vivo, suspeita-se que é para cria. Grande parte do gado a marcação está conforme figura abaixo.
Os proprietários disseram para nossa reportagem, que suspeita de um veiculo STRADA e que os animais foram levados para Itarantim. O delegado já esta apurando essa denuncia e logo esta prendendo a quadrilha. Vale salientar que também quem compra fruto de roubo pode pegar pena de receptação, um crime previsto em nosso Código Penal, no artigo 180:
“Art. 180 – Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.  



FALTA ÁGUA TRATADA A POPULAÇÃO DE ITARANTIM


 Esta é a situação que se encontra a barragem que fornece água tratada para a população de Itarancim-Ba..
 Há mais de 60 dias a empresa responsável pelo o fornecimento de água  vem pegar água tratada em Potiraguá.
O desmatamento e as queimadas estão destruindo nossa região.
Postado por: Osmario Mendes
 ·
Nátila Chagas Ótimo torneio! Talentos do Anísio!

Bandidos roubam equipamentos da torre de Celular do distrito de Itaimbé

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Na manhã desta quarta-feira (16/12), bandidos estiveram na torre situada próximo ao estádio do distrito de Itaimbé e furtaram baterias que faziam funcionar a retransmissão do sinal de celular da operadora Claro. Aparelhos que a comunidade comprou, fazendo vaquinha e rifa, sob o comando do vereador Zoião e de Zacarias.

Após furtarem, os mesmos se deslocaram para a torre pertencente à OI, antiga Telemar, localizado também no distrito, quebraram o cadeado e usurparam também as baterias, ao ver um dos guardas municipais, deixaram o local. 

Segundo informações os mesmos estavam num carro de passeio Ford Ka, de cor prata, com adesivo aparentemente de uma festa ou de uma banda.


Furto de coisa comum