sábado, 21 de novembro de 2015

Nordeste tem a pior seca em 50 anos



Seca: Houve perda de 20% das 1,7 milhão de cabeças de gado nos últimos dois anos 
© Fornecido por Estadão Houve perda de 20% das 1,7 milhão de cabeças de gado nos últimos dois anos
O Nordeste enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos. As chuvas estão escassas há quatro anos. A Federação da Agricultura e Pecuária do Piauí (Feapi) informou que houve perda de 20% das 1,7 milhão de cabeças de gado nos últimos dois anos como consequência da seca.
O presidente da Feapi, Carlos Augusto Carneiro (também conhecido como o Caú), disse que cerca de 1 milhão de cabeças de gado foram remanejadas para regiões com pasto e água. "Foram levados da caatinga para o agreste até que as chuvas voltem", disse o presidente. A situação só se agrava com a permanência da estiagem, falta de pasto, de alimentos e de água na superfície.
Ele acredita que tudo deve mudar até o fim do ano, quando começam as primeiras chuvas na região. Nessa época, volta o verde e o gado, e o agricultor se anima a plantar novamente. Mas o que se espera é a seca verde, quando a vegetação floresce, mas não produz. Essa situação atinge apenas o pequeno produtor e o trabalhador rural, que pratica a agricultura de subsistência.
Caú disse que os pecuaristas nessa região já estão se acostumando a conviver com a seca. O gado é criado solto, mas tem de ter o complemento com silagem ou ração. E esse suplemento normalmente é feito com milho, sorgo ou mandioca. No entanto, essa criação é mais cara, e muitos preferem levar o rebanho para pastar em outras paragens. O gado anda até 100 quilômetros para uma região onde tenha pasto e água.
"Essa transferência tem de ser feita antes do rebanho estar debilitado", advertiu. Se isso não for feito, o gado morre no percurso.
O presidente da Feapi disse que o rebanho pereceu diante da fome e sede por causa da estiagem que castiga o Estado. "Precisamos de pelo menos cinco anos para recuperar as perdas, se tivermos uma boa política de incentivos do governo", declarou.
Os criadores ainda acreditam numa parceria do Estado com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) para a construção de pequenas barragens no leito de rios e riachos perenes. Dessa forma, eles podem servir para irrigação e abastecer os animais. O problema é que atualmente, além do gado, estão morrendo caprinos e ovinos, animais mais resistentes à seca. 

Bolsa Família. Com o quadro desalentador, é cada vez maior a dependência do Bolsa Família. Praticamente não existe mais plantio de subsistência no semiárido, por falta de água, escassa até para consumo humano. Não se vê mais roça na zona rural. Para o presidente da Feapi isso está ficando cultural.
"O agricultor de subsistência não planta mais, porque vai ter a cesta básica dele. E ele não tem a cultura de plantar para ganhar com isso. É preciso mudar essa mentalidade", analisou.
Por outro lado, não houve a distribuição de sementes como normalmente era feita pelo governo, porque o agricultor não está plantando nem as culturas chamadas de sequeiro, como arroz, feijão, milho e mandioca.

Desabastecimento. Mesmo com toda essa situação, nem os pecuaristas nem os agricultores acreditam em desabastecimento de alimentos. "Se formos pessimistas e se não plantarmos, não faremos nada. O agronegócio é a base que sustenta a economia do País", afirmou o vice-presidente da Feapi e presidente da Associação Brasileira de Produtores de Milho, Sérgio Bortollozzo.
Ele disse que quem planta monocultura utiliza tecnologia. São culturas irrigadas e a tendência é manter a mesma safra do ano passado. A safra brasileira foi de 206 milhões de toneladas no ano passado e este ano já é de 204 milhões de toneladas de grãos. A safra no Piauí foi de 3,2 mil toneladas de grãos e foi mantida, sendo que as áreas onde eram plantadas outras culturas como arroz, milho e feijão foram substituídas pela soja.
No entanto, Bortollozzo disse que houve redução de 20% na plantação de milho, 40% na plantação de algodão e as áreas dessas culturas foram substituídas pela soja, que tem um custo de produção mais baixo e está em alta no mercado internacional. Mas os produtores reclamam das condições e da falta de financiamentos.

Brasil fechou 169.131 vagas de emprego em outubro, aponta Caged



Carteira de trabalho: Segundo o Cofecon, há a expectativa de 2015 fechar com saldo negativo de 1 milhão de postos 
© Fornecido por Estadão Segundo o Cofecon, há a expectativa de 2015 fechar com saldo negativo de 1 milhão de postos
No mês de outubro, o Brasil fechou 169.131 vagas formais de emprego, segundo informou nesta sexta-feira, 20, o Ministério do Trabalho e Emprego e Previdência Social. Trata-se do pior resultado para o mês da série histórica iniciada em 1992. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) são fruto de 1.237.454 admissões e 1.406.585 demissões.
O resultado foi muito inferior ao registrado em outubro do ano passado, quando ficou negativo em 30.283 vagas pela série sem ajuste. No acumulado dos últimos 12 meses, o País fechou 1.381.992 vagas, com ajuste, ou seja, incluindo informações passadas pelas empresas fora do prazo. Desde janeiro deste ano, o saldo de postos fechados é de 818.918, também com ajuste.
O resultado divulgado nesta sexta ficou dentro das expectativas do mercado para o mês passado. De acordo com levantamento do AE Projeções apurado com 17 participantes, a perspectiva era de que o mercado de trabalho com carteira assinada tivesse retração de vagas em outubro, com resultado negativo entre 90.000 a 250.000, sem ajuste. O resultado foi pior que a mediana apurada, que indicava um corte de 156.000 postos de emprego formal no período.
Setores. De acordo com os dados do Caged, o setor de construção civil foi o responsável pelo maior número de vagas formais de trabalho fechadas em outubro. No total, foram encerradas 49.830 postos no setor. O número é resultado de 135.605 admissões e 185.435 desligamentos no período.
Todos os setores da economia fecharam vagas no mês passado. O segundo maior responsável por fechamento de postos no mês, bem próximo da construção civil, foi a indústria de transformação, com queda de 48.444 vagas. Na terceira posição, ficaram os serviços, com um resultado negativo de 46.246.Segundo o Caged, o setor de agricultura encerrou 16.958 postos no mês.

Metade das espécies de árvores da Amazônia corre risco de extinção



O rio Amazonas atravessa Brasil, Peru e Colômbia, ao longo de seus quase 6.500 quilômetros. 
© Fornecido por El País O rio Amazonas atravessa Brasil, Peru e Colômbia, ao longo de seus quase 6.500 quilômetros.
A floresta amazônica contém a maior e mais diversificada reserva biológica da Terra: cerca de 30% de todas as espécies terrestres se encontram nela, e tamanha é a sua biodiversidade que em um único hectare é possível identificar mais de 480 tipos de plantas. No total, os especialistas calculam que em toda a floresta amazônica há 15.000 espécies diferentes de árvores. Segundo um novo estudo, mais da metade pode estar em risco de extinção até 2050 se as atuais taxas de desmatamento não forem reduzidas.

Mais informações

Os autores concluíram que entre 36% e 57% das 15.000 espécies que existem na Amazônia são classificadas como ameaçadas mundialmente, segundo os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Essa extinção de espécies representa um aumento de 20% nos números globais. "Não estamos dizendo que a situação na Amazônia piorou repentinamente", diz Nigel Pitman, um dos pesquisadores. "Só estamos oferecendo uma nova estimativa de como o desmatamento pode afetar a perda de florestas no futuro".
Os resultados foram anunciados nesta sexta-feira por uma equipe de pesquisa formada por 158 pesquisadores de 21 países. Ecologistas, biólogos e antropólogos viajaram para a Amazônia e fizeram um balanço das plantas, animais e pessoas que vivem lá.
ampliar foto
Os pesquisadores são contundentes ao afirmar que essa perda de floresta tropical provoca a mudança climática: “A derrubada de florestas contribui aproximadamente com 10% das emissões de dióxido de carbono em todo o mundo", afirma Nigel Pitman. E isso se torna a cobra que morde o próprio rabo, porque os efeitos da mudança climática, como as secas e os incêndios florestais, "matam muito mais árvores na Amazônia do que as motosserras". Esses eventos têm se tornado muito mais comuns nos últimos anos.
Além das secas e dos incêndios, os efeitos das mudanças climáticas sobre o El Niño deste ano também preocupam os pesquisadores: "Estamos segurando a respiração para ver o que o El Niño tem reservado para a Amazônia", afirmam.
Mas há um fio de esperança. Essa pesquisa também sugere que os parques, reservas e territórios indígenas na Amazônia, se forem bem geridos, podem proteger a maioria das espécies ameaçadas de extinção. Segundo os autores, essas áreas abrangem mais de metade da bacia hidrográfica do rio e contêm populações importantes das espécies mais ameaçadas. No entanto, os parques e as reservas só evitarão a extinção de espécies ameaçadas, reforça o estudo, se não sofrerem mais degradação.
As mesmas tendências observadas na floresta amazônica se aplicam às zonas tropicais, por isso os pesquisadores afirmam que mais de 40.000 espécies de árvores estão ameaçadas em todo o mundo.

PPS entrará com ação no STF por afastamento de Cunha da presidência da Câmara



Rubens Bueno: O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno, em 2011 
© Fornecido por Estadão O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno, em 2011
BRASÍLIA - O PPS informou nesta sexta-feira, 20, que pretende entrar com um mandado de segurança na próxima terça-feira, 24, no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara dos Deputados. O argumento do líder do partido, deputado Rubens Bueno (PR), é de que o peemedebista vem se utilizando das prerrogativas do cargo para postergar o andamento do processo contra ele no Conselho de Ética.
 "Desde o dia 10 de outubro estamos pedindo que ele se afaste do cargo de forma espontânea, mas Cunha insiste em permanecer. A situação se agravou ainda mais na última quinta-feira, quando ficou claro que, junto a aliados, ele articulou diversas manobras para impedir que o Conselho de Ética votasse o parecer do relator do caso, deputado Fausto Pinato, pela admissibilidade do processo. O afastamento é necessário para que episódios lamentáveis como esse não voltem a ocorrer e o julgamento de Cunha ocorra normalmente", argumenta o líder do PPS.
Essa é a terceira ação parlamentar pedindo a saída de Cunha. Ontem, a deputada Eliziane Gama (Rede-MA) avisou que vai protocolar uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) com o mesmo objetivo. Há quase um mês, o vice-líder do governo e adversário de Cunha, Silvio Costa (PSC-PE), também recorreu à PGR para forçar a saída do peemedebista. Na ocasião, Costa apontou o uso indevido da função para retardar o pedido de investigação do PSOL e da Rede Sustentabilidade.
A ação que será protocolada na terça-feira pedirá o afastamento de Cunha da presidência durante o período em que estiver em curso o processo no Conselho de Ética. O mandado de segurança tentará reunir evidências de que há interferência do peemedebista no processo. "É necessário que Cunha deixe de possuir os poderes atinentes à Presidência da Câmara, ainda que temporariamente, visto que já se utilizou fartamente deles, a fim de que cessem as indevidas intervenções e o processo possa chegar ao seu final", finaliza o deputado.
Nessa quinta-feira, 19, Cunha iniciou a ordem do dia no plenário da Câmara mais cedo do que o usual, levando à interrupção das atividades das comissões, e anunciou que pretendia levar as votações até as 18h, mais tarde do que geralmente costuma acontecer. O presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA), cogitava retomar a sessão do colegiado após o fim da sessão no plenário antes de a Mesa Diretora da Casa decidir anular a reunião do Conselho, alegando burla ao regimento.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Eike diz que pediu ‘ajuda’ de Dirceu na Bolívia



O empresário Eike Batista afirmou ontem que contratou o ex-ministro José Dirceu, da Casa Civil, para que ele “ajudasse com o governo da Bolívia” no andamento de um empreendimento de siderurgia naquele país. O lobby foi contratado em 2006, no primeiro ano de Evo Morales na presidência, quando foi anunciada a nacionalização de diversos empreendimentos estrangeiros em solo boliviano.
Em depoimento à CPI do BNDES, Eike declarou que tinha um projeto com minas de ferro na cidade fronteiriça de Corumbá (MS) e no país vizinho. “A gente ia botar a Bolívia no mapa do mundo na área de siderurgia.”
A contratação de Dirceu, disse, seria a maneira de conversar com o governo boliviano. “Contratei para fazer um estudo, me ajudar com o governo da Bolívia a botar o projeto em pé. E não ficou em pé”, afirmou.
O trabalho foi feito alguns meses após a cassação do mandato de deputado de José Dirceu em meio ao escândalo do mensalão, período em que o petista ainda exercia forte influência no governo e no PT. “Eu fui nacionalizado, sofri uma agressão”, disse, sobre a medida de nacionalização do petróleo e gás do país adotada pelo governo boliviano. O pedido de ajuda a Dirceu, segundo ele, foi para tentar reverter a “decisão tão radical” do país. O projeto, contou, acabou sendo deixado de lado.
Procurada pela reportagem, a defesa de José Dirceu não tratou especificamente do caso da Bolívia, mas confirmou que o ex-ministro já prestou diversos serviços no exterior.
No depoimento, o empresário disse que anos depois, após 2012, quando suas empresas entraram em colapso, procurou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pedir ajuda. “Será que é possível a Petrobrás fazer encomendas no meu estaleiro?”, afirmou Eike, como um dos questionamentos na busca pela salvação de suas companhias. “Claro que tentamos (ajuda do governo)”, disse, antes de afirmar que não recebeu esse apoio. “Quando começamos a falar com o governo, já era tarde.”

Bumlai

O executivo declarou ainda que conhece Fernando Soares, o Fernando Baiano, apontado como operador de propinas do PMDB no esquema de corrupção na Petrobrás investigado pela Operação Lava Jato. Ele ponderou, entretanto, que nenhum projeto foi concretizado.
Em delação premiada, Baiano afirmou que o ex-presidente Lula se reuniu pelo menos duas vezes com o pecuarista José Carlos Bumlai e com João Carlos Ferraz, então presidente da Sete Brasil, para tratar de negócios intermediados por ele, em nome do grupo de Eike. “Estive com ele (Baiano) umas duas, três vezes”, disse Eike aos deputados, acrescentando que não se lembrava de quem o apresentou. “Sei que ele apareceu no escritório.” No depoimento, Eike também negou ter feito negócios com Bumlai, que é amigo de Lula. Eike ressaltou ainda que as suspeitas de irregularidades em empréstimos do BNDES ao Grupo EBX são uma “inverdade” e que as operações de crédito conseguidas com o banco eram uma pequena parte dos investimentos do grupo.

Recorde: Jovem de 19 anos copia Bíblia à mão em oito meses



<p>Estudante usou 22 canetas, três corretivos e 2.923 folhas de papel.</p> 
© Fornecido por Notícias ao Minuto
Estudante usou 22 canetas, três corretivos e 2.923 folhas de papel.

Lauane Destro Viana, de 19 anos, é a estudante que bateu o recorde de manuscrever mais rápidamente a Bíblia, divulgou o RankBrasil, empresa que registra recordes exclusivamente brasileiros.
O G1 conta que a jovem é de Santo André(SP) e copiou à mão o livro em oito meses, de 17 de fevereiro a 17 de outubro deste ano.
“Sou cristã evangélica e leio a a Bílbia todo ano desde que me converti. Quando preparava um cronograma para relê-la, ouvi a voz do Espírito Santo me pedindo para que daquela vez eu copiasse o livro”, disse em entrevista ao G1.
O recorde anterior era do mineiro Sidney Mendonça, que copiou a Bíblia em nove meses, em 2013.
A publicação refere ainda que Lauane usou 22 canetas, três corretivos e 2.923 folhas de papel. “Estudava o livro entre 8 e 10 horas em média, todos os dias. Só no último mês reduzi a intensidade da transcrição porque comecei a trabalhar como auxiliar administrativa", explicou.
O RankBrasil esclareceu que a jovem enviou fotografias, vídeos e declarações reconhecidas em cartório para garantir que ela mesma cumpria o desafio. Lauane irá receber um trófeu e afimrou que depois de ter manuscrito a Bílbia, compreendeu melhor seu livro favorito.
“Li com a atenção dobrada, já que também estava escrevendo. Desta vez percebi como o livro apresenta os erros que as pessoas cometem, não só os acertos. Isso é importante porque os sábios aprendem com os erros dos outros”, destaca a estudante.

Doleiro preso lavou dinheiro da Odebrecht, afirma Procuradoria



O Ministério Público Federal afirma, em relatório anexado aos autos da Operação Lava Jato, que o doleiro Nelson Martins Ribeiro 'lavou dinheiro em favor do Grupo Odebrecht e de funcionários corrompidos da Petrobrás' como o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa. Nelson Martins Ribeiro foi preso na segunda-feira, 16, na Operação Corrosão, 20ª fase da Lava Jato.


O documento da Procuradoria da República cita também o doleiro Bernardo Freiburghaus, apontado pelos investigadores como operador de propinas da Odebrecht. "Nelson Martins Ribeiro, por intermédio de sua casa de câmbio N e A Viagens Turismo e Câmbio LTDA., é um operador financeiro que, juntamente com Bernardo Freiburghaus, desenvolveu diversos atos de lavagem transnacional de ativos em favor do Grupo Odebrecht por intermédio da realização de transações financeiras ilícitas no exterior a partir de contas sediadas nas Ilhas Cayman em nome das offshores Crown International LTD, Enterprise Tech Industries Inc. e Apple Capital Corp", sustenta a Procuradoria da República.
A investigação do Ministério Público Federal partiu de documentos das contas bancárias de Paulo Roberto Costa, mantidas na Suíça. Segundo os procuradores, as offshores Quinus Services SA e Sygnus Assets SA, controladas pelo ex-diretor, um dos delatores do esquema de corrupção na Petrobrás, recebiam 'altos repasses'.
As transferência eram oriundas de contas mantidas em instituições bancárias das Ilhas Cayman em nome das empresas Crown International LTD, Enterprise Tech Industries e Apple Capital Corp. Os investigadores afirmam que estas três empresas depositaram US$ 5,6 milhões nas contas de Paulo Roberto Costa, entre 2009 e 2012. Os repasses 'são representativos de recebimentos de propinas' para a Procuradoria. A Sygnus recebeu US$ 4.479.024 milhões e a Quinus, US$ 1.184.801.
Além dos depósitos feitos a Paulo Roberto Costa, os procuradores sustentam que entre 22 de agosto de 2008 e 26 de outubro de 2012 as contas de Nelson Martins Ribeiro 'receberam recursos' das offshores Klienfeld Services LTD., Innovation Research, Trident Inter Trading e Constructora International Del Sur que, por sua vez, 'receberam valores das empresas do Grupo Odebrecht'.
"Em diversos casos é possível verificar nas contas objeto da cooperação (internacional - Crown International, Enterprise Tech Industries e Apple) aportes oriundos de contas nas quais as empresas do Grupo Odebrecht depositavam, aos quais se sucediam, poucos dias depois, depósitos em favor de Paulo Roberto Costa nas contas Quinus Services SA e Sygnus Assets SA", aponta o documento subscrito por 11 procuradores da força-tarefa da Lava Jato.
O relatório do Ministério Público Federal aponta também que Nelson Martins Ribeiro manteve 'diversas conversações' entre 2013 e 2014 com o doleiro Bernardo Freiburghaus, apontado pelos investigadores como operador financeiro da Odebrecht. Segundo a Procuradoria da República, o número telefônico de Nelson Martins Ribeiro 'efetuou e recebeu mais de 30 chamadas dos terminais pertencentes' a Bernardo Freiburghaus.
Um dos delatores do esquema de corrupção instalado na Petrobrás entre 2004 e 2014, Paulo Roberto Costa admitiu ter recebido propinas. O Ministério Público Federal recebeu da Suíça extratos bancários de contas em que o ex-diretor mantinha, diretamente ou por meio de parentes, aproximadamente US$ 26 milhões. "Todo o dinheiro de Paulo Roberto Costa na Suíça, como ele confessou, era produto e proveito dos crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro", destaca a Procuradoria.
A reportagem procurou o advogado Leandro Bezerra Aguiar Ferreira, que defende Nelson Martins Ribeiro, por telefone e mensagem de texto, mas ele não retornou ao contato.

COM A ADVOGADA FERNANDA TELLES, ADVOGADA DE BERNARDO FREIBURGHAUS

O Bernardo é agente autônomo de investimentos, sócio de uma empresa, Diagonal Investimentos, distribuidora de fundos, administrados por várias instituições financeiras. Ele jamais atuou como intermediador e operador de propinas, tão pouco tem poderes para abrir contas no exterior ou aceitar depósitos ou fazer transferências. Tanto é assim que, o material enviado por autoridades suíças sequer menciona o nome do Bernardo nas contas das muitas empresas offshores investigadas.

COM A PALAVRA, A ODEBRECHT

"A Odebrecht refuta as imputações feitas pelo Ministério Público Federal. A empresa não tem relacionamento com a pessoa citada, tampouco é detentora das contas em questão."

Como funciona o voto impresso na urna eletrônica que teremos nas eleições de 2018



© Reprodução
Em setembro, a presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei que vetava o voto impresso na urna eletrônica. Era uma pena, pois isso pode ser bastante útil em suspeitas de fraude. Felizmente, o Congresso Nacional decidiu derrubar o veto.
Para derrubar um veto presidencial, é necessário que a Câmara e o Senado tomem a mesma decisão nesse sentido. Foi o que aconteceu: nesta quarta-feira (18), 368 deputados votaram a favor da derrubada (50 ficaram contra), e 56 senadores apoiaram a medida (5 ficaram contra).

COMO FUNCIONA

Como explicamos por aqui, o voto continuará a ser feito pela urna eletrônica, mas será impresso um recibo que fica em uma urna física lacrada.
Funciona assim: você insere seu voto na urna eletrônica, e uma impressora ao lado mostra em quem você votou. Se os dados não baterem, você avisa ao mesário para que ele tome providências. Se tudo estiver OK, é só confirmar e ir embora.
Você não leva um comprovante para casa, nem mesmo tem acesso ao papel impresso (o que evita compra de votos). A lei deixa isso claro: "a urna imprimirá o registro de cada votação, que será depositado, de forma automática e sem contato manual do eleitor, em local previamente lacrado... será garantido o total sigilo do voto".
A impressão de votos é importante para auditorias: a Justiça Eleitoral pode comparar os votos da urna eletrônica e da urna física, em caso de suspeita de fraude. É mais difícil corromper dois meios de votação – impresso e eletrônico – do que um só.
Urna com impressora (2)© Fornecido por Gizmodo Urna com impressora (2)

O experimento de 2002

O Congresso discute a inclusão do registro impresso há quase duas décadas. Na verdade, o Brasil já testou a impressão de votos nas eleições de 2002 com o equipamento acima. Na época, sob pressão do Senado, o TSE implementou um teste em algumas seções eleitorais com urnas que imprimem votos. Foram adquiridas mais de 70 mil impressoras.
No entanto, o projeto não deu certo. O professor de ciência da computação Pedro Antonio Dourado de Rezende, da Universidade de Brasília, explica:
... o edital exigia um lacre de papel na greta por onde sai o papel que passava pelo espaço em que o eleitor enxergava o voto impresso. Mas no manual que foi preparado para as empresas... não se falava na retirada do lacre. Então, quem percebeu que o lacre iria engastalhar papel, tirou; quem seguiu as instruções ao pé da letra, deixou....
Além disso, a propaganda feita não instruiu os eleitores a votarem na urna com impressão de voto. Na urna normal, o eleitor vota em todos os candidatos e aperta "confirma". Na urna com impressão, o eleitor precisa confirmar o voto eletrônico e, depois de verificado o voto impresso, confirmar novamente. Mas nenhuma propaganda dizia isso.
O que o eleitor fazia? Ia para urna votar, confirmava uma única vez e ia embora. E o que o mesário tinha que fazer? Esperar dois minutos para a máquina dar timeout e cuspir o voto impresso do eleitor que não confirmou duas vezes. Logo, ao invés de o eleitor levar um minuto para votar, a votação levou em média três minutos. Isso gerou filas enormes nas seções que tinham voto impresso.
Urna com impressora (1)© Fornecido por Gizmodo Urna com impressora (1)
Foto via TRE-RS

Críticas

Será que desta vez vai dar certo? Como nota o Convergência Digital, a medida só deve ser adotada a partir de 2018, pois falta menos de um ano para as eleições municipais de 2016. Mesmo assim, o governo não gostou nem um pouco disso.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) diz que a impressão de votos terá um impacto de R$ 1,8 bilhão, envolvendo a aquisição de equipamentos, adaptação de sistemas, entre outros.
O senador José Pimentel (PT-CE), líder do governo no Congresso, disse que “nós não temos condições de investir R$ 1,8 bilhão em programação e nas urnas para imprimir as cédulas”. E Humberto Costa, líder do PT no Senado, afirmou que “esse projeto é inconstitucional, aliado ao custo adicional que isso vai promover”.
Enquanto isso, a advogada Maria Aparecida Cortiz diz ao Convergência Digital que “o voto impresso está na Constituição, seria uma desfaçatez uma nova suspensão disso”. Ela faz parte do Cmind (Conselho Multidisciplinar Independente), ONG que defende maior transparência do governo.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) também defendeu a emissão de recibo: “hoje, pesquisas mostram que oito em cada 10 eleitores acham positivo que numa eventualidade, determinada por juiz eleitoral, possa haver a conferência dos votos”.
O PSDB obteve autorização do TSE para realizar uma auditoria no resultado das eleições presidenciais do ano passado. O relatório final, divulgado em outubro, diz que não houve fraude – mas que o sistema de voto eletrônico “não permite a plena auditagem”. Por isso, o partido sugeriu que o tribunal faça alterações no sistema de votação, incluindo adotar o voto impresso.
Foto por Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Cunha garante que decidirá este ano sobre pedidos de impeachment de Dilma


Reuters

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), assegurou nesta quinta-feira que decidirá ainda este ano sobre os pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff, desmentindo notícias publicadas na imprensa de que a questão poderia ficar para 2016.
“Eu não falei isso para ninguém e com certeza absoluta será decidido este ano”, disse Cunha a jornalistas.
Cunha durante sessão da Câmara dos Deputados© REUTERS/Ueslei Marcelino Cunha durante sessão da Câmara dos Deputados
O deputado também comentou sobre a polêmica envolvendo a decisão da mesa da Câmara – posteriormente suspensa por ele – de cancelar e anular a reunião desta quinta-feira do Conselho de Ética da Câmara, que trataria do parecer favorável à continuidade do processo que pede a cassação do mandato de Cunha.
Segundo Cunha, está configurado no processo contra ele “uma série de irregularidades que podem demandar recursos na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e no Supremo Tribunal Federal (STF). Uma série de violações regimentais e cerceamentos de defesa”, disse.
Os aliados de Cunha questionaram nesta quinta-feira o fato de a reunião do conselho ter sido aberta sem a leitura da ata da reunião anterior. Outra questão regimental levantada por eles, que embasou o cancelamento da reunião, refere-se ao quórum da reunião. O argumento é de que o número mínimo de deputados só foi obtido mais de 30 minutos após o início da sessão, o que não seria permitido pelo regimento.
“A política não pode superar o regimento. Temos de ter norma de conduta na Casa”, afirmou Cunha.

Conselho de Ética deixa para dia 24 análise de parecer em processo contra Cunha


Agência Brasil

O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PSD-BA), transferiu para a próxima terça-feira (24) a leitura do relatório preliminar apresentado pelo deputado Fausto Pinato (PRB-SP) que recomenda a continuidade do processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. 
Brasília - O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado José Carlos Araujo, durante reunião para instauração de processo contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (Wilson Dias/Agência Brasil) 
© Wilson Dias/Agência Brasil Brasília - O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado José Carlos Araujo, durante reunião para instauração de processo contra o presidente da Casa, Eduardo…
Mais cedo, o conselho havia anunciado a suspensão da reunião desta quinta-feira (19) quando seria feita a leitura. 
Em reunião informal do conselho, o advogado de Cunha, Marcelo Nobre, afirmou que não teve oportunidade de defesa antes da apresentação do relatório prévio de Fausto Pinato.
O deputado Henrique Fontana (PT-RS) disse que Cunha não tem mais condições de presidir o Parlamento. "A Presidência não pode ser confundida com os interesses pessoais do presidente”.
Anulação
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu suspender a decisão do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ) que anulou a reunião do Conselho de Ética de hoje (19). A reunião foi cancelada pelo deputado Felipe Bornier, quando ele estava como presidente da Câmara. Em protesto, vários deputados deixaram o plenário após a decisão de Bornier.
Ao suspender a decisão de Bornier, Cunha disse que não quer contaminar a Casa com algo que diga respeito a ele.
* Com informações da Agência Câmara

Deputados e senadores derrubam veto ao voto impresso


Agência Brasil
A regra entrará em vigor nas próximas eleições gerais, em 2018.© Foto: Nelson Junior/TSE A regra entrará em vigor nas próximas eleições gerais, em 2018.
O veto da presidenta Dilma Rousseff ao voto impresso para o caso de conferência, previsto no projeto de lei da minirreforma eleitoral (PL 5.735/13), foi derrubado pelos deputados em sessão do Congresso Nacional. Foram 368 deputados contra e 50 a favor do veto.
Ao ser votado pelos senadores, eles mantiveram a decisão dos debutados. Com a derrubada do veto, o texto vetado pelo governo será reinserido na Lei 13.165/15, da reforma política.
A matéria prevê o uso do voto impresso nas urnas eleitorais para conferência pelo eleitor, sem contato manual, assim como para posterior auditoria. A regra entrará em vigor nas próximas eleições gerais, em 2018.
*Com Agência Câmara

Aliados de Cunha vão tentar convencê-lo a renunciar à presidência


Agência O Globo

Medida seria melhor opção para salvar o mandato de deputado.© Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados Medida seria melhor opção para salvar o mandato de deputado.
Uma expressão que vem sendo utilizada com frequência por políticos em Brasília diz que os melhores aliados acompanham seus pares alvejados por todo o cortejo fúnebre até chegar à cova, mas jamais pulam juntos dentro do túmulo. É com esse pensamento que pessoas do círculo mais próximo ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vêm conversando nos últimos dias sobre a melhor forma de levar ao peemedebista o alerta de que ele deve, para o bem de todos, construir uma “saída alternativa” para evitar a cassação do seu mandato no Conselho de Ética.
Eles voltaram a defender que Cunha se afaste da presidência da Casa para tentar preservar seu mandato e ser julgado no colegiado “apenas como mais um deputado”, já que existem dezenas de outros também investigados no esquema de corrupção da Petrobras e que sequer foram denunciados. A chamada “solução Renan”, uma referência ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) que, em 2007, renunciou ao cargo para evitar uma cassação, foi levantada há algum tempo como a melhor opção para Cunha, mas sua reação frontal desencorajou os aliados a insistirem na tese naquele momento.
Agora que Cunha perdeu o benefício da dúvida ao apresentar uma defesa por muitos considerada capenga, a alternativa voltou a ganhar força. Ela cresce à medida em que aumenta o incômodo entre aqueles que se sentem desgastados e intimidados a continuar a apoiá-lo. Pontos da defesa que apresentou à imprensa há cerca de duas semanas vêm sendo descontruídos com novas revelações e o “timing” calculado pelos aliados para a abordagem deverá ocorrer quando o peemedebista sofrer o próximo “baque”.
Um interlocutor próximo a Cunha diz que, se ele se afastar da presidência, irá para a “vala comum”, junto a outros na mesma situação, o que facilitaria um acordo de preservação. A prioridade, advogam, deve ser manter o mandato que lhe proporciona foro privilegiado. Se perdê-lo, Cunha, sua mulher, a jornalista Cláudia Cruz, e sua filha Danielle correm o risco de cair nas mãos do juiz Sérgio Moro, que vem se mostrando implacável com os envolvidos em corrupção.
Para outros menos otimistas, a esta altura do desenrolar dos fatos, mesmo com a renúncia à presidência da Câmara não seria possível garantir com segurança a salvação de Cunha no conselho.
— Vamos juntar algumas pessoas da relação mais próxima a ele para dizer que a situação se deteriora cada vez mais e que ele precisa achar uma alternativa. Se ele tivesse segurança que, renunciando à presidência, o conselho o salvaria, seria mais fácil ele acatar nossa sugestão. Mas até isso está difícil, porque todo dia ele perde um pouco mais de apoio e desgasta os aliados — afirma um dos deputados que está à frente do processo de convencimento.
A avaliação generalizada entre os “cunhistas” é que a exposição que os aliados vêm sofrendo tem crescido. Vários dos líderes que assinaram na semana passada nota de apoio, depois que o PSDB decidiu romper a aliança com o peemedebista, dizem que as demonstrações de amizade se encerraram naquele episódio. E destacam que o texto, chancelado por PMDB, PR, PP, PSD, PTB e PSC, não é uma garantia de sustentação a qualquer preço, pois apenas pleiteia o direito de defesa e a não interrupção dos trabalhos na Câmara.
— O apoio está ficando cada vez mais rarefeito, mas ele parece que não quer perceber isso — diz outro político próximo a Cunha.
A certeza cada vez maior de que o processo por quebra de decoro seguirá adiante e as cobranças nas bases eleitorais levaram esses deputados a voltar a defender a “solução Renan”. Mesmo para os entusiastas do impeachment, há a impressão de que o processo perde legitimidade se conduzido por Cunha.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Mitos e verdades sobre o HIV que você precisa saber


© Fornecido por MHMRecentemente, um dos atores mais reconhecidos internacionalmente por sua fama de conquistador comunicou ser HIV positivo. Charlie Sheen, astro de Two and a Half Man e Wall Street, revelou ao programa “Today”, da emissora NBC, ter recebido o diagnóstico há quatro anos.
A notícia é triste, mas revela uma verdade sobre a mudança no comportamento sexual de homens e mulheres ao redor do mundo. Muitos, inclusive, perderam o medo da doença por acreditar ser muito raro contrair o vírus: entre os jovens de 18 a 29 anos, por exemplo, 40% não usam camisinha, segundo a pesquisa Juventude, Comportamento e DST/AIDS da Caixa Seguros, com supervisão do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde.
O vírus causador da AIDS, ao contrário do que muitos pensam, não é um fantasma. Esse é apenas um dos mitos ao redor da doença que segue afetado milhões de pessoas ao redor do mundo.
Segundo a Unaids – a agência da ONU direcionada para a doença -, o número de pessoas vivendo com HIV/aids aumentou de 30 milhões para 35,3 milhões nos últimos 14 anos. Entre esses casos, 719 mil foram registrados no Brasil: 20,2 a cada 100 mil habitantes possuem o vírus e 56% dos infectados brasileiros vivem na região sudeste.
Existem várias dúvidas e informações equivocadas sobre a transmissão do HIV que precisam ser desmitificadas para ajudar no combate à doença.

1# AIDS e HIV são a mesma coisa?

shutterstock_296391050© Fornecido por MHM shutterstock_296391050
É importantíssimo diferenciar as duas coisas! Uma pessoa pode ter o vírus HIV sem desenvolver a doença AIDS, quando existe a presença das chamadas doenças oportunistas, como pneumonia e tuberculose.
No caso do Charlie Sheen, por exemplo, existe apenas a presença do vírus HIV e, como ele está realizado tratamento com anti-retrovirais, a chance de desenvolver a doença AIDS e transmiti-la é baixíssima pois a carga indetectável de vírus no sangue diminui a chance de transmissão em 96%.

2# Sexo oral não transmite HIV?

Antes de tudo, é preciso entender que o maior risco de transmissão do vírus está no sangue. Por isso, o vírus, geralmente, é transmitido por meio de sexo anal e sexo vaginal sem camisinha, por meio do uso de seringas e agulhas infectadas entre usuários de drogas injetáveis; da mãe infectada para o filho durante a gestação ou na hora do parto ou por meio de transfusão de sangue não testado.
Entretanto, é possível encontrar rastros do HIV no sêmen do homem. Por isso, a chance de transmissão por sexo oral é muito, muito baixa, mas existe. Nesse caso, para ambos os sexos, o risco é maior quando você ou seu parceiro (a) tem uma DST não tratada, como gonorreia ou sífilis.
Também é mais perigoso se você tiver, úlceras, cortes abertos ou machucados em sua boca, garganta infeccionada, amigdalite ou doença na gengiva.
Os níveis de HIV no fluido vaginal também mudam, aumentando durante a menstruação, período em que o sexo oral é mais perigoso.
Em um estudo americano feito em São Francisco, publicado na revista AIDS, em 2002, os dados dizem que, em um total de 10 mil homens que fizeram teste para HIV, 239 informaram ter feito exclusivamente sexo oral. Entretanto, nenhum desses homens apresentou resultados positivos ao HIV.

3# Você pode pegar HIV se pisar em uma agulha na rua ou se entrar em contato com sangue de outra pessoa?

ds4e© Fornecido por MHM ds4e
O vírus HIV sobrevive pouquíssimo tempo fora do corpo humano. A transmissão por seringas contaminadas é feita porque os usuários as compartilham muito rápido, enquanto o vírus ainda está presente no sangue infectado.

4# Durante a relação sexual desprotegida, o homem corre menos riscos de contrair o vírus que a mulher?

Muitos acreditam que sim pois, no sexo anal, a chance da mulher contrair o vírus do homem em uma relação desprotegida é sete vezes maior que a do seu parceiro, isso acontece porque o atrito é maior, facilitando o aparecimento de fissuras e aumentando o risco de transmissão.
Se existe alguma área inflamada ou machucada na vagina, inclusive, o risco é praticamente o mesmo também nesse tipo de relação.
Entretanto, se não houver feridas, doenças sexualmente transmissíveis ou fissuras no pênis e na vagina, o risco de transmissão do HIV é a mesma tanto do homem para a mulher, como da mulher para o homem durante a relação sexual vaginal.

5# Fiz sexo sem proteção com alguém e não peguei HIV. Então, essa pessoa não é soropositivo?

Saiba que é possível contrair HIV logo na primeira vez que transou sem camisinha um soropositivo, assim como é possível transar com um portador de HIV 100 vezes e sair ileso depois de todas elas. Os riscos variam, mas eles existem.
Uma situação extremamente comum e, inclusive, uma das maiores causas da relativa epidemia de HIV durante os anos 80 era essa: um casal transava sem camisinha e, depois, o parceiro tinha relações com outra pessoa e contraía o vírus. Sem saber, transava novamente com sua parceira e, nesse momento, passava o vírus para ela. Nesse período – após a infecção e antes da realização do tratamento com anti-retrovirais – a chance de transmissão é muito alta.
6# Sou heterossexual, então estou seguro!
sdfg© Fornecido por MHM sdfg
Amigo, em qual século você vive? Sua orientação sexual não é garantia de proteção. Essa ideia deturpada surgiu porque a relação sexual através do sexo anal desprotegido é uma das maiores causas da transmissão do vírus, porém, não é a única, e, além disso, não é só um casal homossexual que pratica esse tipo de sexo, certo?

7# “Aquele ali tem HIV, certeza!”.

O vírus não tem rosto. Por si só, ele não altera em nada a fisionomia de alguém. Além disso, o tratamento impede que um soropositivo desenvolva a doença AIDS, a principal causa da aparência abatida decorrente das doenças oportunistas, como pneumonia e tuberculose.

8# Ninguém mais morre de AIDS!

Essa falsa impressão de que a AIDS está controlada é uma das maiores responsáveis pelo aumento da transmissão do vírus HIV. Por acreditar que ninguém mais morre de AIDS, a maioria dos jovens está contraindo a doença e a espalhando por aí.
Aids é uma doença grave e ela não tem cura. Você, ao contrair o vírus, vai precisar tomar remédio para o resto da vida e eles provocam sérios efeitos colaterais.
Em uma entrevista para um programa de TV, um jovem relatou que parou o tratamento alguns meses depois de descobrir que tinha o vírus. Ele ficava dias sem tomar o remédio por acreditar que aquilo não o mataria. Hoje, ele desenvolveu a doença AIDS e vai perder a visão do olho direito pela contaminação de um vírus oportunista chamado citomegalovírus.

9# Pais soropositivos não são capazes de ter filhos saudáveis?

dsh2© Fornecido por MHM dsh2
Hoje, existem maneiras de gerar um filho soronegativo. Por exemplo, Booke Mueller, ex-mulher do Charlie Sheen, garantiu que nem ela e nem os dois filhos, Bob e Max, têm o vírus. Com o devido cuidado, a chance de uma mãe soropositiva transmitir o vírus para o filho é de apenas 0,5%, mas, para isso, é necessário acompanhamento médico
.
10# A cura para a AIDS já está sendo desenvolvida?
 
Apesar de inúmeros cientistas ao redor do mundo trabalharem para isso e estarem alcançando resultados incríveis, o vírus HIV é traiçoeiro e ainda não há nenhuma garantia que a cura será encontrada nos próximos 50 ou 60 anos.
Então, previna-se. Use camisinha, realize testes de HIV e outras DSTs pelo menos uma vez por ano ou sempre que se expor a uma relação desprotegida ou manter algum comportamento de risco.
Além de precisar ingerir remédios pelo resto da vida, o soropositivo ainda precisa encarar uma sociedade conservadora e ignorante que, mesmo tendo acesso aos estudos sobre a doença, ainda enxerga a AIDS como sinônimo de promiscuidade e falta de caráter.
Felizmente, desde 1996 o Brasil distribui, de graça, o coquetel antiaids para todos que necessitam do tratamento. Em dezembro de 2012, foram registradas 313 mil pessoas que recebem regularmente os remédios para tratar a doença.


Procure alguém que queira você como é, não como ela gostaria que fosse



 
© shutterstock
“Chegou um momento em que parei, olhei no espelho e não mais me reconhecia. Todos os meus amigos se afastaram. Meus Hobbies foram deixados de lado. Não bebia mais (porque ela não gostava). Minha vida se resumia em ir trabalhar e voltar para casa. Foi então que ela me abandonou e eu não tinha mais nada”
Talvez esse seja um tema recorrente que observo dos relacionamentos frustrados e fracassados. A mania de um companheiro querer moldar o outro conforme o seu ideal de parceiro perfeito. O resultado, quase sempre, não é positivo. A auto-anulação do ser enquanto pessoa, uma relação prisioneira de si mesmo, brigas, desentendimentos.
Resultado: uma vida inteira frustrada ou um término repentino.
Resolvi então abordar o polêmico tema com vocês. Como descobrir se uma mudança é saudável? Até quando e onde ir para agradar a parceira? Será que vale mudar sua personalidade só para ficar com alguém?

Por que insistimos em querer mudar alguém?
shutterstock© Fornecido por MHM shutterstock
Levados por ideias românticos de livros, filmes ou aquilo que pensamos ser uma relação perfeita, muitas vezes projetamos na nossa companheira nossas próprias expectativas e frustrações. Assim, não buscamos um alguém real, mas um ideal de parceira.
Apesar de conviver com a pessoa totalmente diferente deste ideal no início do relacionamento, acreditamos que, com o tempo, podemos moldá-la e transformá-la naquilo que sempre sonhamos. Para isso, apostamos que o sentimento formado é o suficiente para fazer com que ela se sinta motivada a transformar-se naquilo que queremos.
O erro é que nem sempre sabemos o que queremos ou, se algo for moldado até tal, se realmente estamos satisfeitos com aquilo
.
O erro ao tentar transformar o outro
shutterstock© Fornecido por MHM shutterstock
Querer mudar uma pessoa só para que este torne seu ideal de parceiro contraria a lógica do amor. Amar é admitir alguém como é e de uma forma completa (com suas falhas e qualidades). Amar não é ignorar os defeitos, mas aprender a aceitá-los.
Se você precisa alterar a personalidade ou a atitude de uma pessoa para aí sim gostar dela, você não ama realmente uma pessoa e muito menos merece estar do seu lado.

A mudança não vem de fora, vem de dentro
shutterstock© Fornecido por MHM shutterstock
“Você não pode mudar as pessoas, você precisa ser a mudança que deseja ver nos outros” (Gandhi)
Forjar uma mudança na outra pessoa além de artificial, não trás resultados verdadeiros. Talvez, momentaneamente, você consiga transformações, mas estas serão falsas e passageiras. Ainda que perdurar, a pessoa não se sentirá confortável com isto e logo o incômodo virá à tona. Você será responsabilizado pela insatisfação.
Mostrar para alguém as falhas e pedir por mudanças não proporciona resultados. Mesmo assim insistimos na atitude.
Se dissermos que a pessoa é errada por não escutar aquilo que queremos dizer, vamos conseguir como resultado que ela deixe de escutar. Aquele que escutava pouco acabará por nada escutar. Se dissermos que a pessoa não deve fazer tal atitude por ser errada, em um momento de irritação, esta vai acabar fazendo, contrariada.
A mudança não acontece através desse processo, mas sim por um acordo que permite às pessoas caminharem juntas. Uma pode servir de exemplo para a outra quando ninguém tem interesse em apontar defeitos. Ou seja, ao invés de impor mudanças a quem estiver ao seu lado, porque não começar por si mesmo?

Mudar é preciso, moldar não é preciso

shutterstock© Fornecido por MHM shutterstock
Essa persistente tentativa de querer transformar a outra pessoa é um grande indício de que os dois não tem uma sinergia para ficar juntos. Uma relação saudável precisa ter respeito, admiração e flexibilidade de ambas as partes.
Pequenas mudanças são necessárias para ajuste e desenvolvimento, não só do casal mas uma questão de maturidade pessoal mesmo. Agora, querer que o outro seja aquilo que ele não é (ou nunca foi) só para satisfazer seu desejo pessoal é um caminho para um relacionamento fadado ao fracasso.
Impor menos, aceitar mais
 
© shutterstock
Cada um constrói seu ideal de parceiro. Isto não é errado, desde que este pensamento não seja empurrado guela abaixo para o outro. Cada um é o que é e não o que queremos que seja.
Deixe de pensar que o mundo gira em torno do seu umbigo e tem que funcionar da maneira como você quer. Se você não está preparado para lidar com pensamentos dissonantes ou atitudes contrárias ao que pensa, terá sempre dificuldades de ser relacionar. Ou você aprende com isso, ou saí fora da relação.
E como pensamento de reflexão, deixo esta brilhante frase dita por um jovem de Moçambique que entrou em contato conosco:
“Se for amor, terá que amar a pessoa e não moldar a imaginação dela”. (Jose Manejo)