Tanto a escova quanto o fio dental são responsáveis, cada um, por 50% da limpeza dos dentes. A escova limpa as três faces expostas dos dentes, enquanto o fio limpa as laterais, onde as cerdas não chegam. Sendo assim, ambos são imprescindíveis para a higienização completa dos dentes.
“Muitos pacientes falam que não usam o fio dental porque a gengiva sangra, mas é justamente a falta dele que pode provocar o sangramento', explica a dentista Ana Carolina Martinez, do Instituto Sorridents. Isso ocorre porque as placas formadas por restos alimentares e bactérias causam uma inflamação conhecida como gengivite, que, num estágio mais avançado, pode evoluir para uma periodontite, que, inclusive, leva à perda de dentes. Cáries e mau hálito também entram no pacote de problemas causados pela limpeza incompleta ou incorreta da boca.
Não esqueça do fio dental© Foto: iStockphoto Não esqueça do fio dental
De acordo com a dentista, o fio deve ser utilizado após todas as refeições, inclusive se você usar próteses fixas e implantes. Se a sua prótese for móvel, a higienização deve ser feita fora da boca. Para facilitar, há no mercado escovas intradentais, que podem, nesses casos, substituir o fio dental para a limpeza. “O profissional que fez o procedimento deve orientar a forma mais adequada de você fazer a sua higiene bucal', explica.
Mais importante do que usar é, na verdade, saber passar o fio, explica a especialista. Para facilitar, montamos um passo a passo para você melhorar ainda mais sua higienização bucal.

Lave as mãos antes de usar fio dental

Antes de cortar o fio, higienize os punhos, as palmas, os dorsos, os dedos e as unhas com água e sabão. É importante eliminar as bactérias das mãos antes de levá-las à boca. Escolha um produto de qualidade. Existem no mercado diversos tipos de fios, desde os extra-finos aos com sabor. Existe também a fita dental que, por ter uma espessura maior, facilita o manuseio. Aqui, a regra é escolher o produto que mais parece confortável para você.

Corte o fio e enrole nos dedos

Segundo a dentista, cerca de 40 cm de fio —10 cm entre um dedo e outro— são suficientes para dar conta da limpeza de todos os dentes.
Existem algumas técnicas para segurá-lo e, assim, garantir uma limpeza simples e completa. O procedimento padrão é enrolar o fio no corpo do dedo médio de cada uma das mãos. Para facilitar, quando chegar na parte posterior, apoie o fio na ponta do indicador para obter mais firmeza e um alcance melhor. “Na verdade, não existe uma única maneira de usar o fio, vai da habilidade de cada um', pondera Ana Carolina.

'Abrace' o dente com o fio

Segure o fio entre o polegar e o indicador e introduza-o entre os dentes. “O mais adequado é abraçar o dente com o fio e fazer um movimento de deslizar de frente para trás', explica. Use um pedaço novo de fio para cada dente.

Cuidado com a gengiva

“Se a gengiva sangrar, faça um bochecho com água e continue passando o fio', orienta a dentista. O sangramento pode ocorrer por conta de uma inflamação ou porque você realmente machucou a gengiva durante a higienização. Por isso, não force o limite entre a gengiva e o dente, vá somente até onde conseguir.

Antes ou depois da escovação?

Não existe comprovação científica sobre o que é melhor: passar o fio dental antes ou depois da escovação. “Eu costumo recomendar que meus pacientes usem o fio antes da escovação. Assim, se algum resto de alimento se soltou do fio e ficou no meio do caminho, a escova com certeza vai eliminar', esclarece Ana Carolina.
Essa reportagem contou com a colaboração da equipe técnica de Corega, uma das marcas da GlaxoSmithKline, primeira empresa farmacêutica a assinar o AllTrial, campanha mundial de mobilização cujo objetivo é dar mais transparência às pesquisas científicas. Os produtos de Corega ajudam a manter as próteses mais fixas(4), aumentam a força da mordida(1)(2)(3), bloqueiam partículas de alimento(1)(2), além de proporcionar uma limpeza melhor que o creme dental(5). Entre eles incluem-se fixadores e limpadores que dão mais confiança para falar, sorrir e comer. (1) The Use of Soluble Denture Adhesives to Prevent (FoodParticles From Becoming Trapped Under Full Upper and Lower Dentures, Study L3920658, 2010. Publication in progress.(2) The Use of Soluble Denture Adhesive to Block Food From Migrating Under Removable Partial Dentures, Study L3920659, 2009. Publication in progress.(3) A Study of Denture Adhesives in Well-Fitting Dentures, Study L3510566, 2008. Publication in progress.(4) Consideram-se até 12 horas. A study of denture adhesives in well-fitting dentures, Study L3510566, 2008. Publication in Progress. (5) [Evaluation of TAED containing denture cleanser formulations against regular family toothpastes in order to determine levels of antimicrobial efficacy against a panel of odor causing organisms and “other organisms' linked to oral and systemic diseases] GSK. Evaluation of TAED containing denture cleanser formulations against regular family toothpastes in order to determine levels of antimicrobial efficacy against a panel of odor causing organisms and “other organisms' linked to oral and systemic diseases na 2011;MD #040-10: 040-10
*O canal Viver+50 tem o patrocínio de Corega. O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do MSN.