Desarmonia
Comportamentos
hostis estão por toda a parte. Mas eles são especialmente nocivos no
ambiente de trabalho.Isso porque profissionais que incorporam atitudes
"tóxicas" - da manipulação das emoções alheias à fofoca - têm um impacto
sobre a produtividade, a felicidade e até a saúde dos demais.
O
desconforto psicológico trazido por essas pessoas pode até afetar as
células do seu cérebro, diz o consultor Travis Bradberry, coautor do
livro "Emotional intelligence 2.0" (Perseu Books, 2009), em artigo para o
LinkedIn Pulse.
"A exposição a poucos dias de estresse compromete
a efetividade dos neurônios no hipocampo, uma importante área do
cérebro que é responsável pelo raciocínio e pela memória", escreve o
especialista.
Diante de um preço tão alto, é importante se manter à
distância de comportamentos nocivos no trabalho. Clique nas fotos para
ver 8 "tipos" que, segundo Bradberry, costumam trazer o caos à vida em
escritório. Em tempo: as personagens descritas pelo especialista
representam atitudes que, no fim, todos podem ter em algum momento - daí
a importância da reflexão e da autocrítica constantes.
1 - O fofoqueiro
Fofocas
instalam um clima de desconfiança e hostilidade em qualquer ambiente de
trabalho. Mas, diz Bradberry, o prazer de comentar a vida alheia tem
vida curta. "Com o tempo, fica cansativo, você se sente nojento e
machuca os outros", escreve.
Bradberry ainda lembra uma famosa
frase de Eleanor Roosevelt, ex-primeira dama dos Estados Unidos:
"Grandes mentes discutem ideias, as médias discutem eventos, e as mentes
pequenas discutem pessoas".
2 - A vítima
Pessoas que vestem a "armadura" de vítima estão sempre sofrendo e costumam culpar os outros pelos seus fracassos profissionais.
O problema é que suas queixas e lamentações contaminam facilmente o grupo e podem derrubar o seu ânimo para trabalhar.
3 - O julgador
Você
conhece alguém que está sempre dizendo o que é certo e o que é errado?
Em vez de apreciar as diferenças - e aprender com elas -, este tipo
rejeita tudo o que lhe parece estranho.
Além de cansativas, pessoas que emitem julgamentos constantes podem prejudicar a espontaneidade das relações no escritório.
4 - O arrogante
O
arrogante não é apenas uma pessoa antipática: segundo um estudo da
University of Akron, profissionais tidos como presunçosos pelo resto da
equipe costumam ter um desempenho abaixo da média.
No fundo, a
atitude pode ser apenas um mecanismo de defesa, segundo Bradberry. "A
arrogância é uma falsa confiança, e sempre mascara inseguranças
imensas", escreve o consultor.
5 - O manipulador
Bradberry
explica que os manipuladores tendem a tratar os demais como se fossem
seus amigos. O detalhe é que eles usam essa suposta afabilidade em favor
de uma intenção velada.
"Ele sempre quer alguma coisa de você, e
se você parar para pensar, ele sempre tira, tira, tira, mas não dá quase
nada em troca", escreve o consultor.
6 - O perverso
Ao
contrário do manipulador, o perverso não esconde suas intenções. "Ele
só está lá para machucar e ofender você; em qualquer outro caso, você
não lhe desperta o menor interesse", escreve Bradberry.
Grosserias óbvias e ostensivas só têm uma vantagem: elas não deixam a menor dúvida de que você deve se afastar.
7 - O temperamental
Pessoas
com pouca inteligência emocional podem descarregar suas frustrações em
seus colegas - muitas vezes acusando-os de ser a causa de seu
sofrimento.
Para não esgotar as suas próprias emoções, o ideal é manter uma certa distância de atitudes temperamentais.
8 - O invejoso
A
inveja traz uma espécie de felicidade às avessas: o prazer nunca surge
do seu próprio sucesso, mas sim do fracasso alheio. Bradberry recomenda
manter uma distância segura de quem exibe esse comportamento.
"Passar
muito tempo com pessoas invejosas é perigoso, porque elas ensinam você a
ver as suas próprias realizações como coisas banais", explica o
consultor.
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