segunda-feira, 14 de setembro de 2015

8 tipos "tóxicos" que você deve evitar no escritório


Desarmonia

Desarmonia© Thinkstock/Wavebreakmedia Ltd
Comportamentos hostis estão por toda a parte. Mas eles são especialmente nocivos no ambiente de trabalho.Isso porque profissionais que incorporam atitudes "tóxicas" - da manipulação das emoções alheias à fofoca - têm um impacto sobre a produtividade, a felicidade e até a saúde dos demais.
O desconforto psicológico trazido por essas pessoas pode até afetar as células do seu cérebro, diz o consultor Travis Bradberry, coautor do livro "Emotional intelligence 2.0" (Perseu Books, 2009), em artigo para o LinkedIn Pulse.
"A exposição a poucos dias de estresse compromete a efetividade dos neurônios no hipocampo, uma importante área do cérebro que é responsável pelo raciocínio e pela memória", escreve o especialista.
Diante de um preço tão alto, é importante se manter à distância de comportamentos nocivos no trabalho. Clique nas fotos para ver 8 "tipos" que, segundo Bradberry, costumam trazer o caos à vida em escritório. Em tempo: as personagens descritas pelo especialista representam atitudes que, no fim, todos podem ter em algum momento - daí a importância da reflexão e da autocrítica constantes.

1 - O fofoqueiro

O fofoqueiro© Thinkstock/sharpshutter
Fofocas instalam um clima de desconfiança e hostilidade em qualquer ambiente de trabalho. Mas, diz Bradberry, o prazer de comentar a vida alheia tem vida curta. "Com o tempo, fica cansativo, você se sente nojento e machuca os outros", escreve.
Bradberry ainda lembra uma famosa frase de Eleanor Roosevelt, ex-primeira dama dos Estados Unidos: "Grandes mentes discutem ideias, as médias discutem eventos, e as mentes pequenas discutem pessoas". 

2 - A vítima

A vítima© Thinkstock
Pessoas que vestem a "armadura" de vítima estão sempre sofrendo e costumam culpar os outros pelos seus fracassos profissionais.
O problema é que suas queixas e lamentações contaminam facilmente o grupo e podem derrubar o seu ânimo para trabalhar. 

3 - O julgador

O julgador© Thinkstock/konstantynov
Você conhece alguém que está sempre dizendo o que é certo e o que é errado? Em vez de apreciar as diferenças - e aprender com elas -, este tipo rejeita tudo o que lhe parece estranho.
Além de cansativas, pessoas que emitem julgamentos constantes podem prejudicar a espontaneidade das relações no escritório.

4 - O arrogante

O arrogante© Thinkstock/maurusone
O arrogante não é apenas uma pessoa antipática: segundo um estudo da University of Akron, profissionais tidos como presunçosos pelo resto da equipe costumam ter um desempenho abaixo da média.
No fundo, a atitude pode ser apenas um mecanismo de defesa, segundo Bradberry. "A arrogância é uma falsa confiança, e sempre mascara inseguranças imensas", escreve o consultor.

5 - O manipulador

O manipulador© Thinkstock/dolgachov
Bradberry explica que os manipuladores tendem a tratar os demais como se fossem seus amigos. O detalhe é que eles usam essa suposta afabilidade em favor de uma intenção velada.
"Ele sempre quer alguma coisa de você, e se você parar para pensar, ele sempre tira, tira, tira, mas não dá quase nada em troca", escreve o consultor.

6 - O perverso

O perverso© Thinkstock/yuriyzhuravov
Ao contrário do manipulador, o perverso não esconde suas intenções. "Ele só está lá para machucar e ofender você; em qualquer outro caso, você não lhe desperta o menor interesse", escreve Bradberry.
Grosserias óbvias e ostensivas só têm uma vantagem: elas não deixam a menor dúvida de que você deve se afastar.

7 - O temperamental

O temperamental© Matt Cardy/Getty Images
Pessoas com pouca inteligência emocional podem descarregar suas frustrações em seus colegas - muitas vezes acusando-os de ser a causa de seu sofrimento.
Para não esgotar as suas próprias emoções, o ideal é manter uma certa distância de atitudes temperamentais. 

8 - O invejoso

O invejoso© Thinkstock/Fuse
A inveja traz uma espécie de felicidade às avessas: o prazer nunca surge do seu próprio sucesso, mas sim do fracasso alheio. Bradberry recomenda manter uma distância segura de quem exibe esse comportamento.
"Passar muito tempo com pessoas invejosas é perigoso, porque elas ensinam você a ver as suas próprias realizações como coisas banais", explica o consultor.

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