domingo, 26 de julho de 2015

30ª AULA = PREDICATIVO DO OBJETO



PREDICATIVO DO OBJETO

O predicativo do objeto modifica o objeto direto e indireto, conferindo-lhes uma característica
Estudar o predicativo do objeto implica compreender, primeiramente, os termos que complementam os verbos. Assim, vejamos:

O garoto trouxe doces deliciosos.

Temos aí um verbo (representado pelo verbo trazer), o qual necessita de um termo para que tenha sentido completo. Ora, quem traz, traz algo. Dessa maneira, o garoto trouxe exatamente o quê?
Doces – representando o complemento verbal, consequentemente o objeto direto – dada a inexistência da preposição. Mas devemos nos atentar para um outro termo, que o modifica – expresso por “deliciosos”. Desta feita, notamos que tal modificação se demarca por conferir uma qualidade a este complemento, visto que caracteriza um adjetivo – daí dizermos que estamos diante do predicativo do objeto. Sendo assim, podemos afirmar que não somente o adjetivo, mas também outras classes gramaticais podem exercer tal papel, exceto:

* Artigos;
* Preposições;
* Conjunções;
* Interjeições.

Partindo de tais princípios, o predicativo do objeto se encontra relacionado a dois aspectos básicos:
* O predicativo do objeto sempre acompanha o verbo de ligação, embora ele sempre esteja implícito. Dessa forma, a oração que nos serviu de exemplo, ora desmembrada, assim se manifestaria:

O garoto trouxe doces (e eles eram/estavam) deliciosos.  
  
* A existência de tal termo sempre se dará mediante o predicado verbo-nominal, ou seja, aquele que se constitui de um verbo nocional (no caso do exemplo é retratado por “trouxe”) e de um nome (que no caso é o adjetivo, fazendo referência a “deliciosos”).

Fizemos referência a um verbo transitivo direto (trazer), embora existam muitos outros. Contudo, no que tange ao verbo transitivo indireto, devemos compreender que, em termos gerais, somente um caso admite que o predicativo se manifeste – é o caso do verbo chamar. Constatemos o exemplo a seguir:

Chamaram-lhe idiota.

Chamaram a quem de idiota? A ele. O termo em destaque representa o predicativo do objeto, por conferir ao objeto indireto (a ele) uma característica.

Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário