Presidente disse que está disposta a ‘lutar até o fim’ contra o processo de impeachment. © Foto: Jarbas Oliveira/Agência O Globo Presidente disse que está disposta a ‘lutar até o fim’ contra o processo de impeachment.
A presidente Dilma Rousseff reforçou na manhã desta segunda-feira, em solenidade no Planalto, que está em curso um golpe de Estado. Dilma garantiu que vai ter ainda “muita lula”, que está disposta a lutar “até o fim” e defender a democracia. Sobre a decisão do presidente interino da Câmara de anular a tramitação do impeachment, Dilma pediu cautela.
— Eu soube agora, da mesma forma que vocês souberam, apareceu nos celulares que todo mundo tem aqui, que o recurso foi aceitado e que portanto o processo está suspenso.
— Gente, eu não tenho essa informação oficial. Estou falando aqui porque eu não podia, de maneira alguma, fingir que eu não estava sabendo da mesma coisa que vocês estão. Mas não é oficial. Não sei as consequências. Por favor, tenham cautela. Nós vivemos uma conjuntura de manhas e artimanhas. Por favor.
— Está em curso um golpe de Estado. Como dizem os alemães. Os alemães dividem os golpes entre quentes e frios. Golpes quentes são os golpes armados. Golpe frio é o golpe que se usa de argumentos aparentemente legais para depor uma presidente legitimamente eleita.
Por causa dos fortes gritos do Salão Nobre lotado, a presidente pediu silêncio para que pudesse continuar seu discurso.
— Gente, eu não tenho garganta. Eu vou pedir, companheiros, eu vou pedir então um pouquinho de silêncio. A minha voz está fraca. Eu tenho um limite para falar mais alto. Depois nós tornamos a gritar.
— Pelo amor de Deus, gente. Eu estou tentando... (falar).
A presidente disse que a disputa será dura e cheia de dificuldades.
— Peço encarecidamente aos senhores parlamentares e a todos nós uma certa tranquilidade para lidar com isso.
— É fundamental que a gente perceba que as coias não se resolvem assim. Vai ter muita luta, vai ter muita disputa.