Muitas cidades ainda não contam com legislação específica para o ramo.© Fornecido por Sponsored Content Muitas cidades ainda não contam com legislação específica para o ramo.
Ainda não há muitas cidades com legislação específica para montar um food truck. Para orientar os futuros empreendedores, o Sebrae lançou uma cartilha com informações específicas sobre o negócio de comida sobre rodas. A publicação, que pode ser acessada gratuitamente na página do Sebrae, aborda a história dos food trucks, o modelo de negócio, a regulamentação do segmento e a relação entre ambulantes e restaurantes.
A cartilha Food Truck: modelo de negócio e regulamentação é focada em três eixos. No primeiro item, modelo de negócio, são abordados os principais modelos de operação (se a comida é feita toda no truck ou apenas vendida nele) e os tipos de licenças exigidas. O segundo pilar trata de gestão e mercado: como planejar o negócio - e mantê-lo -, além da adoção de boas práticas de gestão e marketing. No terceiro eixo, a publicação traz informações sobre a relação entre os ambulantes e restaurantes, de modo que os espaços sejam utilizados por todos, sem prejuízo para nenhuma das partes envolvidas. 
Segundo o Sebrae, trabalhadores da atividade de venda de comida de rua já representam 2% da população. O investimento varia entre R$ 50 mil e até R$ 200 mil, dependendo do veículo escolhido e do tipo de equipamento necessário para a montagem da cozinha. Conforme o Sebrae, no planejamento, o empresário deve levar em consideração qual o tipo de alimento que vai comercializar, avaliar quais os equipamentos necessários e adequar o veículo - além de investir em divulgação. 
Para dar início ao negócio, é preciso constituir empresa - o modelo vai depender do faturamento esperado - e obter concessões da prefeitura e da vigilância sanitária.