terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Políticos deverão se aposentar como trabalhadores ‘normais’



Políticos entrarão no mesmo regime previdenciário do trabalhador comum: camara-deputados-votacao-corrupcao-2016-9653 © image/jpeg camara-deputados-votacao-corrupcao-2016-9653 
 
A reforma da Previdência irá, finalmente, igualar a aposentadoria de trabalhadores e políticos. Com as alterações previstas, todos terão de contribuir por, no mínimo, 25 anos e ter 65 anos de idade para conseguir o benefício.

Os políticos possuem um regime diferenciado para obter a aposentadoria. O Plano de Seguridade Social dos Congressistas é parecido com as regras da Previdência para o servidor público federal. Para esses casos, com 35 anos de contribuição e 60 anos de idade, o aposentado recebe o salário integralmente.

Os políticos também não podem acumular benefícios e a aposentadoria é suspensa se o deputado, por exemplo, voltar a exercer qualquer mandato eletivo.

Essa reforma, contudo, foi realizada apenas em 1997. Antes disso, a aposentadoria era permitida ao parlamentar após apenas 8 anos de contribuição e 50 anos de idade. De acordo com o Congresso em Foco, mais de 2 mil pessoas ainda recebem salários integrais concedidos antes de 1997.

A reforma, porém, não inclui os militares, que continuam com os benefícios anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário