Modelos para rodar na cidade devem ter boa aderência ao asfalto, enquanto os off road precisam de maior tração e resistência.© Fornecido por Sponsored Content Modelos para rodar na cidade devem ter boa aderência ao asfalto, enquanto os off road precisam de maior tração e resistência.
Para escolher o pneu ideal, é preciso considerar dois aspectos: o carro que você tem e o uso que vai fazer dele. Se você é tipicamente urbano, dono de um veículo de passeio, não são muitas as opções. Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal, indica que, nesses casos, o melhor é atentar para outros fatores, como medidas compatíveis, indicadas pela montadora, e índices de carga e velocidade do pneu, para não correr riscos de perder em desempenho.
Gerente geral de engenharia de vendas da Bridgestone, José Carlos Quadrelli indica que, comumente, carros de pequeno porte vêm com pneus Standard, com símbolo de velocidade T-190 km/h. Ele aponta, ainda, que alguns sedãs, dependendo do modelo, podem sair de fábrica com pneus da categoria High Performance (HP), com símbolo de velocidade H-210 km/h, que oferecem maior dirigibilidade e respostas mais rápidas.
Agora, para quem possui veículos de grande porte, como caminhonetes, utilitários e picapes, as opções aumentam. Os Highway Terrain (H/T) devem ser utilizados por quem anda predominantemente em piso pavimentado - uma média de 70% em pavimento e 30% off road. Quadrelli destaca que essa categoria conta com desenhos que privilegiam o conforto e geram menos ruído. 
Para os motoristas versáteis, que dividem as rotas entre o asfalto e terrenos inconsistentes, os modelos All Terrain (A/T), ou mistos, são os ideais. Eles têm desenhos mais agressivos que garantem uma tração melhor em estradas de chão, por exemplo, e compostos mais resistentes. Com eles, indica Vanni, é possível encarar trilhas de média complexidade.
Já o tipo Max Traction (M/T) é para quem é 100% off road. Os pneus apresentam desenhos ainda mais agressivos, são mais resistentes e contam com maior tração. Eles não são recomendados para rodar no asfalto: o nível de ruído é maior, há menos aderência ao pavimento e maior desgaste da borracha. O engenheiro da DPaschoal lembra: a única coisa que não muda com o tipo de pneu são os cuidados. Para que eles tenham uma vida útil maior, é necessário estar com alinhamento, balanceamento e calibragem sempre em dia.