Rio de Janeiro: Cristo Redentor tem Wi-Fi gratuita para turistas© Shutterstock Rio de Janeiro: Cristo Redentor tem Wi-Fi gratuita para turistas Quem visitar o monumento, situado no Morro do Corcovado, poderá acessar à Internet e baixar o aplicativo com informações sobre o Rio
Símbolo do Rio de Janeiro e uma das melhores atrações do mundo, o Cristo Redentor é imperdível para quem visita a Cidade Maravilhosa. Situado no alto do Morro do Corcovado, o famoso monumento atrai mais de 23 mil turistas toda semana. Não há quem não queira uma foto com os braços abertos em frente à estátua. Porém, como o lugar fica a 700 metros de altura, o sinal de celular é bem fraco por lá, sendo difícil de compartilhar as "selfies" nas redes sociais, por exemplo. A boa notícia é que foi instalado sinal de Wi-Fi em toda a área do Cristo para os visitantes.
A novidade, anunciada no dia 22 de julho de 2015 na capital fluminense, representa uma parceria com a Hyundai Motor Brasil. A empresa automobilística, que chegou ao país há dois anos, é uma das patrocinadoras do monumento. Ela financiará, por um período de 24 meses, sinal gratuito de internet de 100 Megabytes disponível para todos os turistas.
Além disso, foi lançado um aplicativo, disponível em inglês e português, em que o visitante pode acessar informações sobre a história da estátua religiosa e um mapa em 360 graus da vista do Cristo Redentor. O ambiente virtual conta com curiosidades sobre os pontos turísticos da cidade. A Hyundai também levará recursos interativos nas áreas próximas ao monumento com a tecnologia de QR Codes.
Inaugurado em 1931, no Parque Nacional da Tijuca, o Cristo Redentor foi construído pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa, pelo francês Albert Caquot e pelo escultor Paul Landowski, também francês. A estátua em estilo art déco tem 38 metros de altura, oferece uma das vistas panorâmicas mais bonitas do Rio de Janeiro. Em 2007, ela foi eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Em seu aniversário de 83 anos, foram realizados diversos eventos no lugar, inclusive com celebridades.
Além do monumento, que é uma das melhores atrações do Brasil, outros pontos turísticos pelo mundo também receberam acesso à internet para facilitar a visitação. Um desses locais é o Monte Fugi, no Japão, que ganhou um sinal de Wi-Fi para facilitar as informações de segurança para viajantes e esportistas e condições climáticas por 72 horas de acesso gratuito.