O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou nesta terça-feira portaria que prorroga para 20 de julho o prazo para a renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União, a renovação pode ser feita para contratos simplificados e não simplificados do primeiro semestre. O mesmo prazo vale para a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino, de acordo com a portaria.
Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) anunciou novas regras para o Fies junto com novas vagas para o segundo semestre. De acordo com o órgão, serão ofertadas 61.500 matrículas, que somadas às do primeiro semestre alcançam a quantia de 314 mil, número que representa menos da metade do que foi oferecido no ano de 2014.
O MEC também informou sobre o aumento na taxa de juros do financiamento. Os juros passaram de 3,4% ao ano para 6,5%. O ministro da educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou ainda que haverá prioridades para cursos e regiões do país e definição do percentual de financiamento de acordo com a renda per capita da família.