Dinheiro: Quem tiver direito a restituição receberá o valor no dia 15 de junho © Thinkstock/AndreyPopov Dinheiro: Quem tiver direito a restituição receberá o valor no dia 15 de junho
São Paulo – A partir das 9h desta quarta-feira (08), a Receita Federal abre a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2016. O lote também inclui restituições referentes às declarações dos anos de 2008 a 2015 que estavam na malha fina.


O depósito das restituições, para quem tiver Imposto de Renda a receber, será realizado no dia 15 de junho, próxima quarta-feira.

No total, 1.612.930 contribuintes receberão restituições neste lote. Veja, na tabela a seguir, os valores liberados e a correção aplicada em cada ano:

Ano do exercícioNúmero de contribuintesValor (R$)Correção pela Selic
20161.598.5492.599.130.741,942,11% (maio de 2016 a junho de 2016)
20155.72222.822.101,6715,18% (maio de 2015 a junho de 2016)
20143.99012.940.292,3626,10% (maio de 2014 a junho de 2016)
20132.4577.606.521,3235,00% (maio de 2013 a junho de 2016)
20121.5515.570.526,8542,25% (maio de 2012 a junho de 2016)
20115151.159.008,0753,00% (maio de 2011 a junho de 2016)
201071322.931,3763,15% (maio de 2010 a junho de 2016)
200941253.312,5471,61% (maio de 2009 a junho de 2016)
200834194.563,8883,68% (maio de 2008 a junho de 2016)
Fonte: Receita Federal

Como consultar os créditos

Para saber se a sua declaração foi liberada, basta acessar a página da Receita na Internet e informar o CPF e o ano da declaração que você deseja consultar. A página que se abrirá em seguida informará se a sua restituição será liberada neste lote, ou se a declaração ainda está na base de dados da Receita Federal, o que significa que a sua restituição deve ficar para os próximos lotes.

O contribuinte também pode checar se está enquadrado neste lote ligando para o Receitafone, pelo número 146, ou ao acessar o aplicativo da Receita para tablets e smartphones. O app está disponível para download em aparelhos com sistema iOs e Android

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, por meio Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no portal e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado em sua conta corrente, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.