© Fornecido por Deutsche Welle
O presidente interino Michel Temer escolheu nesta segunda-feira (16/05) a economista Maria Silvia Bastos Marques para comandar o BNDES, após uma enxurrada de críticas devido à ausência de mulheres no novo ministério. Marques aceitou o convite.
A economista já foi diretora do BNDES e será a primeira mulher a chefiar a instituição. Ela também já ocupou a presidência da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), comandou a secretaria das Finanças do Rio de Janeiro e foi presidente do Conselho da Empresa Olímpica Municipal (EOM), criada pela prefeitura para realizar as obras dos Jogos Olímpicos.
Marques é a primeira mulher nomeada por Temer para trabalhar em seu governo, que havia pedido que sua equipe buscasse representante do sexo feminino na sequência das críticas a seu ministério exclusivamente masculino.
Romero Jucá, o novo ministro do Planejamento negou que a escolha de Marques seja um reflexo da preocupação do presidente interino com a presença de mulheres em altos cargos do governo.
"É um convite para colocar alguém competente, experiente, que tem toda condição de fazer um grande trabalho no BNDES e, portanto, o presidente [interino] entendeu de convidá-la. E considero uma ótima escolha", afirmou Jucá.